Téc. Individual - Artigo 09

 

- Saque

- Exercícios de Saque (Parte IV).

- Sequência de Exercícios no. 04 (para qualquer nível).

- Objetivo: direcionamento e velocidade da trajetória da bola.

- Tipos: Tênis e "Viagem" com Potência Máxima e/ou "Chapado"".

Divisão da Quadra: em 03 zonas Z1 (retângulo amarelo), Z2 (retângulo azul) Z3 (retângulo vermelho), como demonstrado no diagrama a seguir.

 

 

Notas

- As Zonas 1, 2 e 3 estão representadas, no diagrama, pelos retângulos na parte superior. A Z1, o primeiro da esquerda para a direita. A Z2, o último também da esquerda para a direita.

- A Z3, o triângulo do centro. As fitas, que servem como ponto de referência, pelos traços (em vermelho) sobre a linha central. Da direita para a esquerda: C, B e A.

- As linhas interrompidas, as trajetórias da bola.

 

Material Auxiliar:

 

- Bastões de cerca de 2 metros fincados na areia nos locais (demonstrados no diagrama anterior), pelos círculos em azul

- Fitas visíveis, elásticas e deslocáveis, fixadas na rede em 03 posições : no centro e a 3 metros das antenas ou de acordo com o objetivo do exercício (figura a seguir).

 

 

 

Nota

- As fitas (em vermelho), como na sequência anterior, servem de pontos de referência. A bola deve passar sobre, à direita ou à esquerda delas e atingir as zonas delimitadas pelos bastões. Com a sucessão de treinamentos os jogadores passarão a utilizar estas referências, nos momentos em que executarem seus saques. Ou seja, acostumar-se-ão a utilizarem-se de pontos da rede, como pontos de referências.

 

Exercício: sacar em diagonal, frontalmente e no centro da quadra, golpeando o centro da bola e imprimindo a maior velocidade possível à trajetória da mesma.

13 - Colocado em ZSA: sacar na Z1, com a bola passando entre as faixas b e c.

14 - Colocado em ZSA: sacar na Z2, com a bola passando entre a faixa a e a antena da rede.

15 - Colocado em ZSA: sacar na Z3, com a bola passando entre as faixas b e a.

16 - Colocado em ZSB: sacar na Z2, com a bola passando entre as faixas b e a.

17 - Colocado em ZSB: sacar na Z1, com a bola passando entre a faixa c e antena da rede.

18 - Colocado em ZSB: sacar na Z3, com a bola passando entre as faixas b e a.

16 - Colocado em ZSC: sacar na Z2, com a bola passando entre as faixas b e a.

17 - Colocado em ZSB: sacar na Z1, com a bola passando entre as faixas b e c.

18 - Colocado em ZSB: sacar na Z3, com a bola passando sobre a faixas b.

 

 

- Aspectos a serem observados durante a execução dos exercícios-

 

1 - Os exercícios podem ser aplicados aos saques tipo Tênis (batendo no centro da bola; batendo à direita e à esquerda do centro da bola ("Rosca") e "Viagem".

2 - Recomendo que um jogador desenvolva pelo menos 02 tipos de saque, pois terá sempre maiores opções.

3 - Os exercícios devem ser realizados da linha de fundo, a 3 metros da mesma, a 6 metros, dentro do espaço disponível para o saque. As fitas da rede terão que ser deslocadas, pois a referência será diferente.

4 - No treinamento do saque os jogadores devem executar os exercícios guardando sempre a mesma distância em relação à linha de fundo e, em duas distancias. Por exemplo, próximo e afastado da linha. No jogo, poderá optar pela mais conveniente.

5 - Deve exercitar-se também contra e a favor do vento, pois há grande variação da trajetória. São detalhes que influem na precisão. O jogador deve treinar mentalizando "aquele" momento decisivo, os saques de um "Tie-Break", etc. O treinamento deve objetivar a aquisição da confiança absoluta. Se o jogador não a tem, "naquele" momento pode temer o erro e se sentir inseguro.

6 - O saque deve ser treinado, na medida do possível, com bolas em condições semelhantes às que serão utilizadas na competição.

 

No próximo artigo mais uma Sequência de Exercicios.

Voltar ao Menu Técnica Individual - Vôlei de Praia.