Técnica Individual - Artigo 07

 

- Saque

- Exercícios de Saque (Parte II).

- Sequência de Exercícios no. 02 (para iniciantes e qualquer nível).

- Objetivo: direcionamento da bola quanto a altura em relação à rede.

- Tipo: Tênis e "Viagem Chapado"

Divisão da Quadra: dois retângulos de aproximadamente 3 m de comprimento x 2 m de largura nas intercesões das linhas de fundo com as linhas laterais (Z1 e Z2) , que servirão de alvos para a realização dos exercícios.

Nota

Em treinamentos com mais de dois atletas, como aulas em escloas e em "escolinha", é interessante fazer a mesma divisão nas duas quadras, a fim de aproveitar melhor o espaço.

 

 

 

Preparação da Rede: colocar uma corda elástica de 80 à 100 cm acima do bordo superior da rede e em toda sua extensão (como demonstra a figura a seguir).

 

 

Exercício: sacar sobre ou sob a corda elástica nas zonas Z1 e Z2.

09 - Da zona A, sacar sobre a corda na Z1 e Z2.

10 - Da zona B, sacar sobre a corda na Z1 e Z2.

11- Da zona C, sacar sobre a corda na Z1 e Z2.

Notas

- O objetivo - tático - para com o saque sobre a corda é fazer com que o jogador que o recepciona seja obrigado a se deslocar o mais para o fundo da quadra possível e, consequentemente, tenha sua aproximação, para o ataque, bastante dificultada.

- O golpe na bola deve ser desferido na parte centro-inferior da bola, a fim de que a mesma ganhe altura e depois descaia no fundo da quadra.

 

12 - Da zona A, sacar entre a corda e o bordo superior da rede. Repetir 09.

13 - Da zona B, sacar entre a corda e o bordo superior da rede. Repetir 10.

14 - Da zona C, sacar entre a corda e o bordo superior da rede. Repetir 11.

 

Notas

- O objetivo do exercício do saque em que a bola passe entre o bordo superior da rede e a corda é o de dar maior velocidade à trajetória da mesma. Por ser um saque mais agressivo, o intuito do sacador deve ser a obtenção do ponto ou a "quebra" do passe.

- O golpe na bola pode ser bem variado: no centro, no centro-direito ou no centro-esquerdo (ver tipos de golpes na bola, em arquivos precedentes).

 

- Aspectos a serem observados durante a execução dos exercícios.

 

1 - Os exercícios devem ser feitos da linha de fundo, 3 metros, 6 metros além da mesma, até o limite da área de jogo.

2 - No processo de aprendizagem e/ou para jogadores com dificuldade para realizar o execícios, é válido iniciar os exercícios a 3 m da rede, depois 6m, para então sacar da linha do fundo.

3 - O número de saques em cada exercício deve ser estabelecido pelo treinador, considerando o grau de habilidade dos jogadores e a resistência muscular dos músculos envolvidos na execução dos mesmos. Penso que não é recomendável dar saques com os músculos cansados.

4 - O jogador deve estar apto a sacar em qualquer zona, da linha de fundo e mais distante dela.

5 - O treinador deve observar atentamente os golpes desferidos na bola e a expressão corporal do jogador, que devem ser sempre semelhantes. A razão é não demonstrar a intenção no momento da execução. Na medida do possível, propiciar aos jogadores tempo suficiente para se concentrarem, fazer a pontaria e desferir o saque.

 

Cont. no art. 08, com outra Sequência de Exercícios.

Voltar ao Menu Técnica Individual - Vôlei de Praia.