Técnica Individual - art. 04

Saque - Parte III

- Tipos de Saque (continuação)

- Saque "Jornada nas Estrelas"(*).

 

O "Jornada nas Estrelas", batizado e popularizado por Bernard Razjman (ex-jogador da seleção brasileira) é oriundo da praia e foi criado, segundo alguns historiadores, por Naga, um dos maiores jogadores de dupla de todos os tempos.

Disse-me, numa conversa informal, que o saque começou a ser utilizado para dificultar os jogadores de Copacabana quando estes iam a Ipanema para os "Jogos Contra", travados entre grupos dos dois bairros carioca. O saque complicava porque os jogadores de Copacabana não estavam habituados a jogar com o forte vento sudoeste, que é muito frequente em Ipanema e que não atinge Copacabana em virtude da barreira feita por seus edifícios. Contou-me também que o saque não era como o do Bernard. Era um Saque por Baixo, dado bem mais alto. Carlos Feitosa (ex-jogador da seleção brasileira) que jogava em Copacabana era muito habilidoso e muito "vivo"; pegou o raciocínio e passou a executar o saque ainda mais alto, da mesma maneira que o Bernard. Este o utilizou muito na praia e o transportou para as quadras.

O grande mérito do Bernard, na minha opinião, foi o de ter a ousadia e a coragem de executá-lo em jogos oficiais e em momentos decisivos. Foi utilizado de modo brilhante, também por Tande - jogador da seleção brasileira, Campeão Olímpico em Barcelona, 1992, e Campeão da Liga Mundial, 1993 - e por Jackeline Silva - Campeã Olímpica de Vôlei de Praia, em Atlanta, em 1996.

 

- Execução Passo a Passo.

 

1 - O saque é efetuado inicialmente com o jogador afastado da linha do fundo.

2 - Os pés ficam paralelos à mesma.

3 - O jogador alça a bola para o alto (cerca de 1 metro) com as duas mãos.

4 - Quando a bola está caindo, desfere um forte golpe, sob a mesma, com uma das mãos, semi-fechada em forma de "cutelo".

A bola sobe a altura superior a 25/30 metros e quando cai sofre alterações em sua trajetória, devido a ação do vento. Há vezes em que entra na direção do sol, aumentando a dificuldade para o jogador que a recebe (fig. a seguir).

 

 

Notas

(*) O nome Viagem é utilizado e popular no voleibol brasileiro. Em outros países recebe outros nomes.

 

 

Cont. no art 05, com Qualidades Essenciais para a Execução do Saque.

Voltar ao Menu Técnica Individual - Vôlei de Praia.