Vôlei de Praia - Técnica Individual - Art. 01

Dinâmica do Jogo de Dupla na Praia.

Antes de abordar os Fundamentos da Técnica Individual, considero necessário apresentar, ainda que ligeiramente, como o jogo funciona, como os jogadores se deslocam e suas principais atribuições, o que denomino Dinâmica do Jogo. Apresento também os fundamentos utilizados em cada função, a fim de facilitar o entendimento de como se aplicam.

Na dupla, os dois jogadores se desdobram para realizar duas funções. Por exemplo.

Na Parte Ofensiva (side-out)

Os dois jogadores dispostos para a Recepção do Saque J1 e J2. Um dos quais realiza a Recepção e o outro o Levantamento. Definido o saque no jogador 2 (J2), o jogador 1 (J1) se desloca em direção ao centro da rede, a fim de efetuar o levantamento para o J2, que executa o Ataque. Quando o saque é no J1, realiza-se o contrário, ou seja, o J2 se desloca para fazer o levantamento e o J1 realiza o Ataque.

Essa dinâmica é invariável; os dois jogadores têm que ter a capacidade de executar as duas funções utilizando-se dos fundamentos: Manche para a Recepção, Toque ou Manchete para o Levantamento; e Cortada ou outros meios para o Ataque (diagrama a seguir).

 

 

Nota

É comum as duplas se utilizaram da alternativa tática de executar a Recepção levantando a bola nas proximidades da rede para o ataque do companheiro no segundo toque; de modo geral, em saque com menor grau de dificuldade.

 

 

Uma vez na Zona de Levantamento, o jogador encarregado do levantamento deve estar atento às recepções defeituosas em que a bola pode ir para pontos bem distantes da mesma (círculos amarelos no diagrama). No caso, o jogador que levanta, é obrigado a realizar deslocamentos rápidos na tentativa de recuperar a bola ou ainda levantá-la. Neste caso, utilizar-se-á do toque (caso tenha excepcional capacidade) ou da manchete (diagrama a seguir).

 

 

Na Parte Defensiva, quando o saque é do J1, o J2 tenta bloquear e o J1 encarrega-se da defesa. Neste caso, são utilizados os fundamentos: Saque, Bloqueio e, na Defesa, toque, manchete e outros recursos (diagrama a seguir). Essa dinâmica varia:

- ambos os jogadores podem bloquear e defender (Universais);

- um dos dois pode jogar no bloqueio sempre e o outro na defesa sempre.

 

Nota

- Nas duplas de alta competitividade, um joga sempre no Bloqueio (JB) e o outro sempre na Defesa (JD). Algumas (menos comum) utilizam os dois se revezando nas duas funções; são os Universais.

- A tendência e um dos objetivos dos treinadores é que os dois jogadores sejam capazes de bloquear e defender com a mesma eficiência.

- Os treinadores de atletas iniciantes e/ou em processo de aperfeiçoamento devem estimular seus jogadores a executarem as duas funções; evitar especializá-los.

 

 

 

Continuação no Art. 02 com Saque - Tipos

Voltar ao Menu Técnica individual - Vôlei de Praia.