Técnica Individual - Art. 78

- Estratégias / Táticas – Defesa.

3 – Posicionamentos do Defensor e Zonas de Direcionamento da Bola Defendida.

- Manobra Reco-Reco.

 

No artigo 63 foram focalizados os Posicionamentos Fundamentais, Sem Bloqueio. Um dos itens refere-se – de passagem – à Manobra Reco-Reco.

É expediente tático que se inicia Com Bloqueio. No desfecho, torna-se uma situação de jogo Sem Bloqueio. Portanto uma ação híbrida.

Consiste, passo a passo, no seguinte:

1 - o Jogador-Bloqueador (JB) posicionado para o bloqueio;

2 - diante da percepção de que o atacante adversário não tem condições de executar cortada potente;

3 - recua no sentido do centro da quadra, momentos antes do ataque adversário;

4 - executa a defesa.

A manobra pode ser realizada de duas maneiras:

1 - o Jogador-Bloqueador (JB) recuando perpendicularmente em relação à rede e, por conseguinte, tentando a defesa do ataque na Paralela (diagramas a seguir); o Jogador-Defensor (JD) encarrega-se da defesa da bola atacada na Diagonal.

 

 

  Nota

No rodapé dos diagramas estão indicados os terços longitudinais da quadra: P, paralela; M, médio; D, diagonal. Repare que cabe a JB a defesa do terço referente à Paralela. A JD, a defesa nos terços médios e diagonal.

 

2 - o Jogador-Bloqueador (JB) recuando obliquamente em relação ao ponto do ataque e, por conseguinte tentando a defesa da bola atacada na Diagonal. JD é responsável pela defesa da bola atacada na Paralela.

 

 

Nota

JB, ao sair do bloqueio, tenta chegar ao centro da quadra. No caso a divisão da quadra - 1/32/3 - fica comprometida. Na realidade o objetivo deve ser o de tentar a defesa da bola atacada nas imediações de seu percurso, isto é: um pouco mais à direita/à esquerda; um pouco mais a frente/atrás.

 


 

- Defesa Perfeita.

 

É a JB controla a bola e consegue enviá-la à Zona de Levantamento (quadrilátero tracejado em vermelho). Está situada entre o ponto em que a defesa foi executada e a rede, e entre as linhas perpendiculares (em relação à rede) dos pontos em que se encontram JB e JD no momento da defesa.

JB executa a defesa e inicia a aproximação para o ataque, que pode ser feita em linha reta e perpendicular à rede ou, primeiramente, afastando-se no sentido da linha lateral para, então, deslocar-se para atacar na extremidade da rede (setas tracejadas em verde).

JD está próximo da Zona de Levantamento. Desloca-se e executa o levantamento (setas interrompidas em azul claro).
Nos diagramas a seguir, o exemplo em que JB realiza a manobra recuando para a defesa na Paralela.

 

 

Nota

Por se tratar de uma defesa difícil, JB, em muitas ocasiões, tem dificuldade para fazer a aproximação a tempo. Logo, o levantamento tem que se executado levando-se em conta as condições em que o mesmo está no momento da defesa.

Nos diagramas a seguir, o exemplo em que JB realiza a manobra recuando para a defesa na Diagonal.

 

 

Nota

É procedimento, diria, convencional JD se deslocar e tentar a defesa das bolas atacadas na metade oposta da quadra, a que está sendo executado o Reco-Reco. Isto é: Reco na Paralela, JD na Diagonal; Reco na Diagonal, JD na Paralela.

 


 

- Defesa Imperfeita

 

A manobra Reco-Reco requer uma série de atributos:

- discernimento tático individual a fim de decidir pela saída do bloqueio

- extraordinária velocidade no deslocamento, do ponto do bloqueio até, na medida do possível, ao centro da quadra;

- habilidade para executar a defesa por meio do toque acima da cabeça (ainda que imperfeitamente) e por diferentes tipos e maneiras da manchete.

 

Realizada a defesa:

 

- discernimento tático individual a fim de optar pela maneira mais apropriada de fazer a aproximação para o ataque;

- velocidade no deslocamento na aproximação para o ataque.

 

Além dos atributos mencionados, existe a capacidade do atacante adversário. De modo geral, evitam o ataque no percurso que o atleta faz ao sair do bloqueio.

Enfim, é significativa a probabilidade de imperfeição na defesa. O treinamento deve visar a familiarização, pelos jogadores, de todas as possibilidades. Ao praticarem, durante as simulações, os mesmos capacitar-se-ão para aproveitar as bolas defendidas nessa difícil manobra. Vejamos alguns casos mais comuns.

 

Nota

Vale mencionar que é indispensável as aptidões (mencionadas anteriormente) para execução da manobra. É inapropriada a atletas iniciantes que não as possuem.

 

Nos diagramas a seguir, exemplos em que a defesa é Imperfeita (a bola não é direcionada para a Zona de Levantamento).

JB sai do bloqueio, executa a defesa e a bola fica próxima do seu corpo (quadrilátero tracejado em vermelho claro). Tão logo executa a defesa, inicia a aproximação para o ataque (setas tracejadas em verde). Pode ser feita à direita e/ou à esquerda do ponto em JD se posiciona para o Levantamento. Importante: como o ângulo da trajetória da bola, no levantamento, é bem agudo, deve esperar a mesma ser levantada para depois começar a aproximação.

JD se desloca para o levantamento (setas tracejadas em azul) e executa o mesmo de acordo com a direção que JB tomar; na extremidade e/ou no centro da rede (setas interrompidas em azul claro).

Nos diagramas a seguir JB sai do bloqueio para a defesa da bola atacada na Paralela.

 

 

Nos diagramas a seguir JB sai do bloqueio para a defesa da bola atacada na Diagonal.

 

 

Nota

 

Repare nestes últimos diagramas. Na aproximação retilínea/perpendicular a trajetória do levantamento é também retilínea/perpendicular. Portanto, de difícil execução.

 

Outro exemplo bastante comum. A bola que sai pela linha lateral, no prolongamento do ponto em que a defesa é executada, quando do Reco-Reco na Paralela. Os procedimentos são semelhantes.

JD tem que ser deslocar (seta tracejada em azul claro) com máxima velocidade e executar o levantamento, cuja trajetória (seta interrompida em azul) é também bastante complicada; ângulo bem agudo.

JB, depois de executar a defesa, deve aguardar o levantamento para iniciar a aproximação para o ataque. Pode ser retilínea e perpendicularmente à rede e/ou mais para o centro da mesma (setas tracejadas em verde). A segunda alternativa visa proporcionar ângulo mais aberto para a trajetória da bola no levantamento.

 

 

Nos diagramas a seguir, mais exemplos. JB executa o Reco-Reco para a defesa da bola atacada na Diagonal. A mesma fica entre o ponto da defesa e a linha lateral da quadra.

JD se desloca e executa o levantamento (seta tracejada em azul claro). Pode ser: com a trajetória retilínea e perpendicular à rede; oblíqua no sentido do centro da quadra; oblíqua para a extremidade da rede (setas tracejadas em azul).

JB aguarda o levantamento e inicia sua aproximação para o ataque. Pode ser: retilínea e perpendicular à rede; retilínea no sentido do centro da rede; deslocando-se para as linhas laterais, a fim de atacar nas extremidades da rede (as duas primeiras destacadas com setas tracejadas em verde; a última com a seta em verde claro). As duas primeiras são as mais fáceis. A última depende da condição em que JD chega para o levantamento e da iniciativa e capacidade de JB para fazer o deslocamento.

 

 

 

Nos exemplos a seguir, o Reco-Reco para a defesa da bola atacada na Paralela. A bola depois de defendida vai para trás de JB e tem que ser levantada – praticamente – de suas costas. Requer alta capacidade, para a execução do levantamento, e de JB para propiciar ângulo favorável à trajetória do levantamento.

JD tem deslocamento (setas tracejadas em azul claro) menor do o das situações de jogo apresentadas anteriormente. Tem que ser extremamente hábil para executar o levantamento. Deve fazê-lo por meio da manchete. A bola deve sair muito alta do ponto do levantamento de maneira que ainda chegue alta no ponto do ataque. O ângulo para a trajetória é muito agudo e, por isso, é – praticamente – perpendicular em relação à rede (setas interrompidas em azul).

JB, após a defesa, tem duas alternativas a fim de aproximar-se para o ataque: retilínea e perpendicularmente à rede; deslocando-se, primeiramente, no sentido da linha lateral de modo atacar nas extremidades da rede (setas tracejadas em verde). Está última proporciona ângulo mais favorável à trajetória do levantamento.

 

Nota

Na metade 2 (entrada da rede) os atacantes destros encontram maior facilidade. Na metade 1 (saída da rede), verifica-se o contrário; os canhotos encontram maior facilidade.

 

 

Nos diagramas a seguir, a mesma situação de jogo. Isto é, a bola que ricocheteia e acaba atrás de JB. Neste agora, o Reco-Reco para a defesa na Diagonal. As dificuldades e os procedimentos e as dificuldades são semelhantes. Uma diferença fundamental.
JB tem que, após a defesa, recuar até o ponto do levantamento, a fim de proporcionar ângulo possível à trajetória do levantamento. Deste ponto, fazer a aproximação para o ataque na extremidade da rede (setas tracejadas em verde).

 

 

Concluindo. A manobra Reco-Reco é tática defensiva. Tem em vista proporcionar ao Jogador-Bloqueador a alternativa de participar da defesa (juntamente com seu companheiro) em situações de jogo em que o ataque do adversário não pode ser executado com cortada potente.

Requer uma série de propriedades (mencionadas no início do artigo). Uma vez realizada a defesa, requer procedimentos – para o levantamento e para o ataque – de difícil execução, a ambos os jogadores.

O sucesso da ação, como todo, depende do acerto e da qualidade com que esses procedimentos são executados. E, obviamente, pode resultar na conquista de pontos preciosos durante uma partida.

 

Continuação (no art. 79) da Defesa como Função do Sistema Defensivo, focalizando Funções que Sucedem a Defesa.

 

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra