Técnica Individual - Art. 65

- Estratégias / Táticas – Defesa.

 

2 - Zonas de Maior Incidência de Ataques - Tipos de Ataque.

 

O conhecimento da Quadra e dos Pontos de Maior Incidência, de cada Tipo de Ataque, é essencial à Tática Individual na Defesa. Isto é, que elementos o jogador deve estar familiarizado para tomar decisões táticas. Ou seja, elementos que o ajudem a adotar o posicionamento mais adequado no momento em que a bola é atacada.

Considerando que a quadra 16 x 8 m, a meia quadra a qual do jogador defensor atua mede 8 x 8 m. Ou seja, é responsável por 64 metros quadrados, o que é grande área grande a ser coberta por um só jogador.

No diagrama a seguir, quadra com duas divisões. A linha tracejada vertical divide em duas metades, no sentido longitudinal. As tracejadas horizontais dividem, transversalmente, em três terços.

 

 

Em cada terço são direcionados - com maior ou menor frequência - determinados Tipos de Ataque.

 

Terço Inicial: “largadas;
  - cortadas do tipo meia-batida;
  - cortadas potentes.
   
Terço Médio: - cortada do tipo meia-batida;
  - cortadas potentes.
   
Terço Final: - cortadas do tipo meia-batida;
  - cortadas potentes;
  - colocadas por meio de “lob”.

 

Nos artigos anteriores (63 e 64), foram abordados Posicionamentos Fundamentais de Expectativa; Sem e Com Bloqueio. Com o Bloqueio é necessário considerar outros tipos de divisões da quadra. Por exemplo.

 


 

- Bloqueio obstruindo a passagem da bola para a Paralela.

No diagrama a seguir, a divisão longitudinal. A área coberta pelo Bloqueio (1/4), correspondente à Paralela (tracejada em vermelho). E a porção, 3/4, em que o jogador-defensor (JD) se posiciona para a defesa.

 

 

- Na Área coberta pelo Bloqueio.

 

Terço Inicial: - “largadas”
   
Terço Médio: - cortadas do tipo meia-batida;
  - cortadas potentes.
   
Terço Final: - cortadas potentes;
  - colocadas por meio de “lob”.

 

- Na Área não coberta pelo Bloqueio.

 

Terço Inicial: - “largadas”;
  - cortadas do tipo meia-batida;
  - cortadas potentes.
   
Terço Médio: - cortadas potentes.
   
Terço Final: colocadas por meio de “Lob”;
  cortadas potentes.
   

 


 

- Bloqueio obstruindo a passagem da bola para a Diagonal.

No diagrama a seguir, a divisão da quadra em que o Bloqueio protege o ataque na Diagonal (3/4). E área (1/4) em que o jogador-defensor (JD) posiciona-se para a defesa.

                                           

 

- Na Área coberta pelo Bloqueio.

Terço Inicial: - “largadas”;
  - cortadas do tipo meia-batida.
   
Terço Médio: - cortadas do tipo meia-batida;
  - cortadas potentes.
   
Terço Final: - cortadas potentes;
  - colocadas por meio de “lob”.

 

- Na Área não coberta pelo Bloqueio.

 

Terço Inicial: - “largadas”;
  - cortadas potentes.
   
Terço Médio: - cortadas potentes.
   
Terço Final: - colocadas por meio de “lob”;
  cortadas potentes.

                                           

Notas

 

- Os pontos de incidência de bolas variam – em maior ou menor proporção – de acordo com:

 

A - Nível de Competitividade dos atletas: - iniciantes;
  - iniciados;
  - aperfeiçoados;
  - competidores;
  - competidores de alto nível.

 

B - Nível de Capacidade Física: - impulsão vertical;
  - amplitude dos movimentos dos membros superiores;
  - força explosiva dos braços.

  

C - Nível de Capacidade Técnica Individual: - habilidade;
  - ponto de ataque da bola (mais alto, mais baixo);
  - potência dos golpes;
  - fatores emocionais.


- Variam também de acordo com o sexo. As mulheres, de modo geral, se utilizam de golpes mais técnicos, como por exemplo, “largadas”, por meio de “caixinhas”, meias-batidas, “lobs”, etc. Os homens atacam com cortadas potentes numa proporção muito maior.

- Nos itens anteriores, estão mencionados fatores físicos, técnicos individuais e até emocionais que influem no desempenho do atacante. Ao defensor são requeridas outras qualidades físicas e técnicas, todas mencionadas nos artigos em que o toque e a manchete (fundamentos da defesa) foram focalizados (ver Toque e Manchete para a Defesa > Técnica Individual - Vôlei de Quadra).
Agora, é fundamental o conhecimento das zonas de maior incidência de bolas e os tipos de ataque. São elementos de grande importância para o discernimento Tático Individual.

 

Continua no artigo 65 A, com Ações Prescedentes à Defesa.

 

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra