Estratégias/Táticas - Art. 47

- Ataque.

- Exercícios para a Aprendizagem e para o Aperfeiçoamento.

- Sequência de Exercícios no. 12.

- Objetivo: colocar à prova a eficiência da estratégia ofensiva em situações especiais.

 

Os exercícios que se seguem têm em vista submeter, a dupla em treinamento, a uma verificação em situações de jogo especiais - utilizadas nas Sequências anteriores - que ocorrem com bastante freqüência. Para isso, utilizaremos uma trinca de jogadores oponentes, com a atribuição de dificultar a execução da estratégia ofensiva pela dupla em treinamento.

No diagrama a seguir, está exemplificada a disposição da trinca. Um jogador-bloqueador (JB) fixo se encarrega do bloqueio em toda a extensão da rede. Dois defensores (JD), cada qual em uma metade da quadra, se encarregam da defesa. Os exercícios começam com uma ação da dupla em treinamento - levantamento e ataque - e continuam no caso de posse da bola pela trinca oponente.

 

 

 

 

112 - O treinador posicionado fora da quadra, nas proximidades da linha do fundo, lança a bola em pontos fora da quadra. Neste exato momento, JB recua do posicionamento de bloqueio para o ponto em que costumeiramente faz sua aproximação final para o ataque. JD desloca para o ponto em que a bola foi lançada, executa o levantamento para o JB na entrada da rede e desloca para a cobertura do ataque. No caso de defesa pela trinca oponente, ambos se deslocam para os posicionamentos defensivos; no caso de bloqueio e posse da bola pela cobertura, realizam o re-ataque. Quando a bola "morrer", o treinador reinicia o exercício lançando outra bola (diag. 1).

 

113 - Idem 112, com o exercício começando com JB. Ele desloca a fim de fazer o levantamento para o JD, na saída da rede, e desloca novamente para a cobertura do ataque (diag. 2).

 

114 - Agora os jogadores da dupla em treinamento trocam de posicionamento. JB posiciona-se para o bloqueio na saída da rede. JD no posicionamento defensivo centro-esquerda. O treinador lança a bola em diferentes pontos, fora da quadra. Neste exato momento, JB sai do posicionamento de bloqueio e se coloca no ponto em que faz a aproximação final para o ataque. JD desloca e executa o levantamento para JB na saída da rede e parte para a cobertura do ataque (diag. 3).

115 - Idem 114, como JB iniciando o exercício, isto é, deslocando para executar o levantamento (diag. 4).

 

 

 

 

116 - Agora os exercícios passam a ter duas ações.

1a Ação: o treinador lança a bola em pontos fora dos limites da quadra. Neste exato momento, JB recua do posicionamento de bloqueio para o ponto em que faz a aproximação para o ataque. JD se desloca para o ponto em que a bola foi lançada, executa o levantamento, para JB na entrada da rede, e se desloca novamente para cobrir o ataque. No caso de a trinca oponente conquistar a posse da bola e/ou de cobertura do ataque, o jogo tem continuidade, até que a bola "morra". Caso a dupla oponente marque o ponto com o ataque, isto é, que a bola "morra" logo na primeira ação, o treinador inicia a 2a. Ação.

2a. Ação: o treinador lança uma segunda bola, agora para o JB fazer o levantamento. JD se desloca do seu posicionamento de defesa para o ponto em que faz a aproximação para o ataque. Caso haja continuidade o jogo segue até que a bola "morra". Caso a bola "morra", logo na primeira ação, o treinador inicia uma nova Sequência.

No diagrama a seguir, estão colocados os pontos em que o treinador laça a bola na primeira ação (círculo em azul). Os deslocamentos de JB e JD na primeira ação (linhas tracejadas em azul claro). Os deslocamentos da segunda ação (linhas e setas tracejadas em azul claro). As setas tracejada em verde representam as trajetória das bolas levantadas.

117 - Idem 116, com os jogadores trocando de posicionamento. JB no de bloqueio na saída da rede. JD no de defesa, centro-esquerdo (diag. 4).

 

 

118 - Neste exercício vamos continuar aproveitando o auxílio da Trinca Oponente (TO) ou de uma Dupla Oponente (DO) de nível técnico semelhante. Consiste em um desafio, um jogo de 21 pontos. Começa com o placar 10 x 0 para a Dupla Oponente (DO). As regras:

1 - O Objetivo dos times é a vitória do set. Para isso, a DT tem que reverter o placar e marcar os 21 pontos.

2 - Só a DO saca.

3 - A Dupla em Treinamento (DT) recepciona, levanta e ataca. Com sucesso na primeira ação, marca o ponto e, assim, vai descontando a desvantagem.

4 - A DO pode marcar o ponto com o bloqueio-de-ponto ou com a obtenção da bola com o toque no bloqueio (bloqueio defensivo) e/ou com a defesa e, na continuidade, o contra-ataque.

Neste caso a DT tem que fazer a Transição do Sistema Ofensivo para o Defensivo e, assim, marcar o ponto.

 

Notas

- Em uma mesma sessão de treinamento é possível realizar vários sets.

- Importante: o Treinador ou um Colaborador deve arbitrar o jogo com o mesmo rigor adotado nas competições oficiais.

- O ideal é programar uma sessão de treinamento exclusivamente com os jogos. Inclusive com o mesmo ritual: aquecimento, toque, manchete, ataque-defesa, ataque na rede, etc., tudo como se faz nos jogos. Os atletas, de modo geral, se motivam e, por conseguinte, se concentram como - devem - nos jogos oficiais.

 

- Aspectos a serem observados durante a realização dos exercícios.

 

1 - Desde as primeiras Sequências de exercícios, com vistas à consolidação da estratégia defensiva em situações de jogo especiais, chamo atenção para a importância do levantamento. Como mencionado anteriormente, treinador e jogadores devem estar atentos aos fatores que influenciam o levantamento. Isto é, a execução correta do fundamento, a altura da trajetória da bola, a delimitação da mesma, em relação aos dois jogadores, etc.

Nesta Sequência, pelo fato de ter uma trinca oponente (TO), é natural que os jogadores se deixem envolver pelo aspecto competitivo e negligenciem na execução dos levantamentos. A fim de realçar, para os jogadores, a importância de praticarem os exercícios com auto-compromisso na função, o treinador pode adotar um critério: o de interromper a Sequência, já na primeira ação, quando o levantamento não for bem executado.

Numa fase inicial as interrupções serão muitas. Pouco a pouco irão diminuir até que os exercícios fluam normalmente. Caso não haja cobrança no levantamento, todas as ações posteriores são prejudicadas e o aproveitamento para com os exercícios bastante comprometido.

 

Notas

Considero importante o treinador estimular seus jogadores a executarem o levantamento por meio do Toque Acima da Cabeça e da Manchete, indistintamente. Contudo, nessas situações especiais as distâncias são grandes. E o levantamento é realizado depois de deslocamentos longos e com velocidade máxima. Ou seja, Manchete (todos os tipos e maneiras) é a mais indicada.

 

2 - Com relação ao ataque, o treinador deve cobrar, primeiramente, compromisso com o acerto; ainda que com levantamentos incorretos. Depois, inteligência nas decisões. Desde o princípio, multiplicidade de golpes.

 

3 - É extremamente importante exigir o deslocamento do jogador-levantador para a cobertura do ataque. É atribuição deste jogador caprichar no levantamento, "cantar" opções direcionamento da bola e cobrir o ataque. É comum, mas muito comum mesmo, os jogadores não se darem conta da importância da cobertura do ataque e pararem após o levantamento.

 

4 - Por se tratar de uma atividade técnica-tática, tendo em vista consolidar a execução da estratégia ofensiva, a atmosfera da sessão do treinamento deve ser de absoluta concentração. O que contribui para a mesma é o intervalo que o treinador deve dar entre as Sequências. Neste momento, além de propiciar tempo para descanso, é boa oportunidade para fazer as correções necessárias.

 

5 - Numa fase pré-competitiva ou competitiva do treinamento e que os jogadores já estejam mais familiarizados com a execução dos exercícios, aí sim, atividade se torna muito útil, também, para apuro do condicionamento físico. Nesta ocasião, a participação da trinca oponente torna-se fundamental. Os jogadores devem evitar erros e colocar a bola em jogo em ocasiões em que não é possível realizar o contra-ataque com ataque por cortada.

 

Continuação com Estratégias / Táticas - Defensivas - Saque.

 

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