Estratégias/Táticas - Art. 46

- Ataque.

- Exercícios para a Aprendizagem e para o Aperfeiçoamento.

- Sequência de Exercícios no. 11.

- Objetivo: consolidar a estratégia ofensiva em situações de jogo especiais, de modo mais dinâmico.

 

Nesta Sequência os exercícios são mais dinâmicos. Os jogadores executam ações consecutivas, que requerem uma série de qualidades físicas e técnicas. E, sobretudo, de elevado discernimento tático individual. Vamos a eles.

Vamos aproveitar a divisão do campo de jogo (diag. 1) utilizada na Sequência anterior, a fim de facilitar a compreensão da dinâmica dos exercícios.

 

 

 

98 - O exercício é realizado em duas ações consecutivas.

1a. Ação: os jogadores dispostos na quadra da seguinte maneira. JB, no posicionado para o bloqueio, na entrada da rede. JD, no posicionamento de defesa, centro-direito. O treinador no fundo da quadra atira a bola no ponto 2D. Neste exato momento, JB recua da rede para o ponto em que costumeiramente faz sua aproximação para o ataque. JD se desloca para o ponto 2D e executa o levantamento para o ataque de JB, na entrada da rede.

2a. Ação: tão logo a bola é atacada (na primeira ação), o treinador atira outra bola no ponto 2E. Neste exato momento, JB sai do bloqueio, se desloca para o ponto 2E e executa o levantamento na saída da rede. JD se desloca do ponto em que executou o levantamento para o ponto em que costumeiramente faz a aproximação para o ataque na saída da rede (diag.2).

99 - Idem 98, com o exercício começando com o JB saindo do bloqueio e deslocando para executar o levantamento na 1a. Ação (diag. 3).

Nos diagramas a seguir, no diag. 2, o exercício começando com o JD executando o levantamento do ponto 2D. No diag. 3, o JB iniciando com o levantamento do ponto 2E. As primeiras ações estão representadas pelas setas tracejadas azuis e vermelhas mais forte; as segundas, pelas setas tracejadas azuis e vermelhas mais claras. As linhas interrompidas em verde representam as trajetórias da bola levantada.

 

 

 

100 - Idem 98, iniciando com o levantamento (do JD) do ponto 1D.

101 - Idem 99, iniciando com o levantamento (de JB) do ponto 1E.

102 - Idem 98, iniciando com o levantamento (do JD) do ponto 3D.

103 - Idem 99, iniciando com o levantamento (de JB) do ponto 3E.


 

104 - Agora, os jogadores trocam de posições. O JB passa para o posicionamento de bloqueio, na saída da rede. JD para o de defesa, centro-esquerdo.

1a. Ação: o treinador lança a bola no ponto 2E. Neste exato momento, JB recua para o ponto em que faz a aproximação final para o ataque e espera o levantamento. JD se desloca para fazer o levantamento para JB, na a saída da rede.

2a. Ação: tão logo ocorre o ataque na 1a. ação, o treinador lança a bola no ponto 2D. JB sai do bloqueio, desloca e executa o levantamento; JD se desloca para o ponto em que faz a aproximação final e ataca na entrada da rede.

105 - Idem 104, com o JB iniciando o exercício na 1a. Ação. Sai do bloqueio, desloca até o ponto 2E, executa o levantamento para JD na entrada da rede. Tão logo ocorre o ataque na primeira ação, JD se desloca para o ponto 2E e faz o levantamento para JB na saída da rede.

Nos diagramas a seguir, estão demonstrados os deslocamentos dos jogadores. No diag. 4, o exercício começando com o levantamento de JB. No diag. 5, começando com o levantamento de JD. As setas azuis e vermelhas (mais fortes) representam os deslocamentos da 1a. Ação; as mais claras, os da 2a. ação. As linhas verdes, as trajetórias da bola.

 

 

 

106 - Idem 104, com o JD levantando do ponto 1E, na primeira ação, e JB levantando do ponto 1D, na segunda ação.

107 - Idem 105, com o JB levantado do ponto 1D, na primeira ação e JD levantando do ponto 1E, na segunda ação.

108 - Idem 104, com o JD levantando do ponto 3E, na primeira ação, e JB levantando do ponto 3D, na segunda ação.

109 - Idem 105, com o JB levantado do ponto 3D, na primeira ação e JD levantando do ponto 3E, na segunda ação.

110 - Repetir os exercícios da sequência com o auxilio das tabuletas, meio auxiliar utilizados em sequências anteriores.

111 - Repetir os exercícios da sequência com a utilização de Trinca Oponente, simulando a ação de uma dupla adversária.

 

Notas

- O Treinador deve estimular seus jogadores a desempenharem as duas funções; jogador-bloqueador (JB) e jogador-defensor (JD). Ainda que seja dupla de alta competitividade, com especialista em cada uma das duas funções.

- Importante; realizar os exercícios executando todos os golpes de ataque.

 


 

- Aspectos a serem observados por ocasião da realização dos exercícios.

1 - O treinador, juntamente com o preparador físico, deve elaborar cuidadosamente a sessão de exercícios desta Sequência (com duas ações). Primeiramente, tendo em vista torná-la polivalente, ou seja: útil para apuro do condicionamento físico; útil para o aperfeiçoamento técnico e tático. Depois, para adequá-la ao condicionamento físico e o grau de aptidão técnica dos jogadores.

Para isso, pode e deve estabelecer:

- o número de vezes que cada exercício será realizado;

- o tempo de execução;

- a intensidade do esforço dos jogadores.

O treinador pode estabelecer uma duração limite para a execução das duas ações. Por exemplo, 30, 40 segundos; não mais do que isso. Vale lembrar: a movimentação dos jogadores, no transcorrer de cada ação, é com velocidade máxima.

Pode também, adequar o intervalo entre as mesmas, sempre de acordo com o condicionamento físico e o grau de aptidão técnica dos jogadores. De que maneira? Tão logo termine a primeira ação, atrasar o lançamento da bola que inicia a segunda ação.

 

2 - Insistir com os jogadores os aspectos mencionados nas últimas Sequências, ou seja, a delimitação das trajetórias das bolas por ocasião dos levantamentos; entre as linhas do jogador-levantador e o jogador-atacante.

3 - Por ocasião do levantamento, a bola tem que sair, primeiro, para cima, depois, para o ponto da rede em que será atacada. De maneira que chegue na rede ainda alta e em condições de o atacante se utilizar todos os golpes.

4 - Chamar atenção para o espaço que deve existir entre a bola e o bordo superior da rede.

5 - Insistir com os jogadores para que ataquem a bola mais para o fundo da quadra, sobre as linhas laterais, etc.

 

Continuação no artigo 47 com outra Sequência de Exercícios.

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