Estratégias/Táticas - Art. 21

Levantamento

Levantamento por Manchete.

- Exercícios para a Aprendizagem o Aperfeiçoamento do Levantamento (continuação).

- Seqüência de Exercícios No. 3

- Levantamento após a Recepção do Saque e/ou a Defesa.

Nesta seqüência e nas que se seguem o treinador simula situações de jogo - de modo mais aproximado possível da realidade - a fim de que os jogadores se capacitem para desemcumbirem-se das suas atribuições. É importante enfatizar que nos exercícios a ação mais importante é o levantamento. Contudo, o treinador deve insistir com o jogadores para que caprichem na recepção e na defesa. É um meio de tornar o treinamento polivalente.

 

28 - O treinador executando saques, no terço médio da quadra. Um dois jogadores recepciona e o outro levanta e vice-versa, alternadamente. O treinador determina os pontos da rede em que as bolas devem ser levantadas (diagrama 7, a seguir).

29 - Idem 28, com o treinador executando os saques longos no terço final da quadra (diagrama 8, a seguir).

30 - Idem 29, com o treinador executando os saques curtos no terço inicial da quadra (diagrama 9, a seguir).

Nos diagramas a seguir, o posicionamento dos jogadores para a recepção do saque, os pontos da rede para os quais a bola deve ser passada (retângulos vermelho e verde), as trajetórias da bolas (setas interrompidas em vermelho e verde) os percursos dos jogadores para executarem os levantamentos (setas tracejadas em verde e vermelho) e as faixas para onde os saques serão direcionados (linhas tracejadas em azul claro).

 

 

 

 

Notas

- Quando o J1 recepciona a Zona de Levantamento é o retângulo em verde; quando for o J2, é o vermelho. Isto é, imediatamente a frente do jogador que recepciona.

- O grau de dificuldade do saque, executado pelo treinador, não é o mais importante. Pelo contrário. Em uma etapa inicial deve ser bem fácil. A idéia é proporcionar o maior número de repetições possível dos levantamentos. Os erros repetidos da recepção reduz bastante a freqüência. Na mediada em que os jogadores forem se desembaraçando na execução dos exercícios o treinador pode aumentar - de maneira gradativa - o grau de dificuldade na execução dos saques.

 

31 - A mesma dinâmica dos exercícios anteriores. Neste, o jogador-levantador (JL) desloca-se para a Zona de Levantamento. Ao invés de levantar para a extremidades da rede (como nos exercícios anteriores), o faz para trás. Ou seja, para o terço central da rede (diagrama 4). O treinador/colaborador saca no terço central da quadra.

32 - Idem exercício 31, com o treinador/colaborador sacando longo, no terço final da quadra (diagrama 5).

33 - Idem exercício 31, com o treinador/colaborador sacando curto, isto é, no terço inicial da quadra (diagrama 6).

 

 

 

 

Notas

- Neste exercício, o jogador que levanta deve alçar a bola no ponto mais próximo do local em que está posicionado, isto é, praticamente sobre a sua própria cabeça ou, no máximo até o centro da rede. Mais do que isso, o jogador que ataca vai atacar uma bola que está se afastando.

 

 

34 - Mesma mecânica dos exercícios anteriores. O levantamento, agora, é para a extremidade mais distante do ponto em que se realiza o mesmo. Por exemplo, levantamento do meio para a saída da rede, bola para a entrada da rede; levantamento do meio para a entrada da rede, bola para a saída da rede. No diagrama 8 a seguir, a linha interrompidas em verde e vermelho representam as trajetórias da bola.

35 - Idem ex. 34, com o treinador/colaborador sacando longo, ou seja, no terço final da quadra.

36 - Idem ex. 34, com o treinador/colaborador sacando curto, ou seja, no terço inicial da quadra.

 

 

 

- No levantamento executado de costas para as extremidades opostas, é requerida grande precisão, uma vez que a trajetória da bola é bastante longa. O procedimento do jogador-atacante (JA), no caso, é o de antecipar-se antes da saída da bola das mãos do levantador. Por ocasião da aproximação final, fará o ajuste para se adequar (com o corpo) ao ponto em que atacará a bola.

 

Cont. no art. 22 com outra Seqüência de Exercícios.

 

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra