Estratégias/Táticas - Art. 20

Levantamento

Levantamento por Manchete.

- Exercícios para a Aprendizagem o Aperfeiçoamento do Levantamento (continuação).

- Seqüência de Exercícios No. 2

- Objetivo: Levantamento após Toque da Bola na Rede.

 

Antes de apresentar os exercícios desta sequência considera extremamente necessário fazer um comentário. A bola que toca na rede é situação de jogos das mais embaraçosas. Os jogadores devem ser treinados, exautivamente, uma vez que ocorre com elevada frequência e, não raro, observamos pontos e mais pontos sendo desperdiçados; até por dupla de alto nível de competitividade. Requer:

- velocidade de deslocamento, para chegar no ponto do levantamento no momento em que a bola toca a rede;

- grande habilidade técnica na execução da manchete, com o corpo agachado e/ou com um dos joelhos no chão;

- discenimento tático invidividual, a fim de adequar a trajetória (mais alta, mais p'roxima/afastada da rede) da bola às condições em que o companheiro se encontra, no exato momento do levantamento; longe da rede, recuando para o ponto em que faz a aproximação para o ataque, etc.

 

23 - O treinador coloca a bola sobre o bordo superior da rede e deixa-a cair, bem rente da mesma. O jogador a espera cair e executa um levantamento para a extremidade da rede mais próxima - em que executa o levantamento: entre o centro e a saída da rede, levantamento para a saída da rede; do centro para a entrada, levantamento para a entrada da rede. A manchete deve ser executada com as pernas absolutamente flexionadas ou com um dos joelhos no chão, e com o tronco paralelo à rede.

No figura a seguir, representação gráfica que exemplifica a mecânica do exercício. A bola cai e o jogador executa a manchete para fazer o levantamento. Repare que seus braços devem estar, praticamente paraleos ao solo. Também, o ângulo de flexão das pernas; quanto mais flexionadas... melhor.

 

 

 

24 - Idem 23, com o jogador posicionado com o corpo de frente para a rede e executando um levantamento, com uma manchete lateral. De modo alternado, ora para extremidade da rede mais próxima (saída da rede) ora para o centro da mesma (figura a seguir).

25 - Idem ex. 24, com os levantamentos na outra extremidade da rede, isto é na entada da rede.

 

 

 

 

Nota

Os exercícios anteriores devem ser realizados em todos os pontos da rede; no centro, entre o centro e a saída, e entre o centro e a entrada da rede.

 

26 - Exercício a ser realizado em duplas. J1 faz o papel do jogador-levantador (JL) e J2 o jogador-atacante (JA); de modo alternado. O treinador posicionado no centro da quadra e cerca de 4 metros da rede. Arremessa bolas na rede de modo que as memas sejam devolvidas (figura a seguir). Os jogadores, saindo dos locais em que fazem a recepção do saque, executam o levantamento para a extremidade da rede mais próxima. A manchete deve ser executada com o corpo de lado ou de frente para a rede. No diagrama a seguir, a disposição do Treinador para lançar as bolas na rede e o ponto de partida do jogador-levantador (JL). A setas em vermelho indicam o sentido dos levantamentos.

 

 

 

 

27 - Idem 26, com 2 e 4 levantamentos consecutivos.

28 - Idem 26, com o levantamento para o centro da rede.

25 - Idem 28, com 2 e 4 levantamentos consecutivos.

27 - Mesma mecânica dos exercícios anteriores, com uma diferença. O treinador indicará, no momento exato em que a bola toca na rede, o ponto da mesma para o qual a bola deve ser levantada. Por exemplo: saída/ meio; entrada/meio.

 

Nota

No momento em que a bola toca na rede o jogador já tem que estar com as pernas absolutamente flexionadas ou com um dos joelhos no chão. Este procedimento é importante, para que o jogador disponha do maior espaço possível entre o ponto em que a bola toca na rede e o ponto em que os braços estão posicionados para o golpe. Quando isso não é observado, muitas vezes, os jogador não tem tempo para executar a manchete.

 

Cont. no art. 21 com outra Seqüência de Exercícios.

 

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra