Estratégias/Táticas - Art. 19

Levantamento

Levantamento com Toque e/ou Manchete.

- Exercícios para a Aprendizagem e o Aperfeiçoamento da Levantamento.

Antes de apresentar as seqüências de exercícios que se seguirão, vale lembrar as situações de jogo em que ocorrem os levantamentos, ou seja:

- após a recepção do saque;

- após a defesa;

- após um toque da bola no bloqueio.

Com isso, desejo enfatizar que o levantamento não é só tocar na bola. É muito mais. É função das mais importantes, realizado em situações simples e, também, bastante complexas. Para que o jogador esteja capacitado é necessário que pratique, com a maior freqüência possível, o levantamentos diante de todas essas situações.

 

- Seqüência de Exercícios No 01.

Objetivo: Velocidade de Deslocamento, Posicionamento Adequado em Relação a Bola e Precisão.

 

01 - O treinador no centro da quadra alçando bolas para pontos da rede. Os dois jogadores nos posicionamentos habituais em que fazem a recepção do saque. A cada bola alçada, os jogadores, alternadamente, executam levantamentos em determinados pontos, em relação à rede.

 

- para o centro da rede;

No centro da rede, para o levantamento:

- para a entrada da rede;

- para a saída da rede.

 

- para o centro da rede;

Entre o centro e a entrada da rede, para o levantamento:

- para a entrada da rede;

- para a saída da rede.

 

- para o centro da rede;

Entre o centro e a saída da rede, para o levantamento:

- para a entrada da rede;

- para a saída da rede.

 

Nos diagramas a seguir, os pontos da rede em que os levantamentos devem ser executados. No diagrama 1, o Ponto do Levantamento é no terço central da rede. No diagrama 2, nos terços entre o centro da rede e as extremidades da rede.

 

 

02 - Idem ex. 01, com os jogadores executando - alternadamente - dois levantamentos consecutivos. Após primeiro levantamento retornam para o posicionamento inicial, deslocam-se novamente e executam o segundo.

03 - Idem ex. 02, com 4, 6 e 8 levantamentos consecutivos.

 

Nota

- O número de vezes ou a duração de tempo de execução será estabelecido pelo treinador, de acordo com a capacidade física e técnica dos jogadores.

- Os levantamentos devem ser executados, exclusivamente, por meio da manchete, de todos os tipos e maneiras.

 

04 - Os jogadores partindo da Zona de Levantamento (retângulo em azul), na rede. Deslocam-se para levantarem bolas alçadas pelo treinador, no terço central da quadra, para os pontos determinados no exercício 01. Os levantamentos devem ser executados por meio da manchete, de todos os tipos e maneiras (diagrama a seguir).

 

   

 

05 - Idem 04, com 2 levantamento consecutivos; o primeiro para uma das extremidades da rede e o segundo para a outra.

06 - Idem 05, com 4, 6 e 8 levantamentos consecutivos. Vale lembrar que o número de levantamentos deve ser estipulado levando-se em consideração os níveis de capacidade técnica e de condicionamento físico dos jogadores.

07 - O treinador posicionado fora/fundo da quadra alçando as bolas. No diagrama a seguir, o terço final da quadra de onde o treinador deve alçar as bolas. O ponto de partida dos jogadores é a Zona de Levantamento. As bolas devem ser levantadas ora para uma extremidade da rede, ora para a outra. (diag. 4, a seguir).

 

 

08 - Idem 07, com dois levantamentos consecutivos; o primeiro para uma extremidade da rede, o segundo para a outra.

09 - 0 Idem 08, com 04 levantamentos consecutivos, dois para cada extremidade da rede.

 

Nota

Diferentemente de exercícios anteriores, em que sugiro a execução de levantamentos consecutivos (6 e até 8) vezes consecutivas, para estes não aconselho. O percurso em que os jogadores têm que se deslocarem é maior e pode ocorrer de a falta do condicionamento físico ideal comprometer a execução dos exercícios.

 

10 - O treinador, posicionado no centro da quadra, alçando bolas para fora da quadra, no prolongamento do terço inicial da quadra (retângulos em vermelho e verde). Os jogadores, partindo dos posicionamento em que realizam a recepção do saque, deslocam-se e executam um levantamento. O J1(em verde), desloca para o retângulo verde e executa o levantamento para o retângulo verde na rede. O J2 (em vermelho), desloca para o retângulo vermelho e executa o levantamento para o retângulo vermelho na rede. Depois de número de repetições, determinado pelo treinador, trocam de posições.

 

 

Notas

 

- Na execução dos levantamentos os jogadores devem ter em mente que a bola não deve passar dos retângulos para o centro da rede. Sobretudo, os levantamentos para o vermelho. Como mencionado anteriormente, os atacantes destros encontram enorme dificuldade para cortar a bola que passa da linha em que fazem a aproximação final para o centro da rede. No caso, à esquerda do retângulo vermelho.

- Os dois jogadores devem - habitualmente - executar o exercício partindo de ambos os pontos de recepção.

 

11 - Utilizando a mesma disposição do exercício 10, com os jogadores fazendo dois deslocamentos. O primeiro, do ponto de recepção para a zona de levantamento. O segundo, da zona de levantamento para os retângulos fora da quadra (diagrama 5).

 

12 - Idem 11, com os jogadores partindo após o da zona de levantamento, após simularem um salto para um bloqueio na rede. O levantamento é executado dos retângulos (verde e vermelho) para o terço central da rede (P3). No diagrama a seguir, os pontos em que os jogadores executam o bloqueio (J1 e J2), os deslocamentos (setas tracejadas) e os pontos da rede nos quais o levantamento pode ser feito (no caso P3).

 

 

13 - Idem, com a execução de 2 e 4 levantamentos consecutivos.

14 - Idem 12, com levantamento do retângulo verde para o P2 e do vermelho para o P1.

15 - Idem 14, com seqüências de 2 e 4 levantamentos consecutivos.

16 - Idem 14, com o levantamento do retângulo verde para o P1 e do verde para P2; são as trajetórias mais longas.

17 - Idem 16, com seqüências de 2 e 4 levantamentos consecutivos.

18 - Agora, a prática do levantamento em circunstâncias complicadas. Isto é, na mesma meia quadra em que se encontra o Jogador-Atacante (JA). Requerem do Jogador-Levantador (JL) grande habilidade na execução da manchete. Além de discernimento tático individual, uma vez que, tem que considerar as condições em que JA se encontra no exato momento do levantamento.

O JL partindo da Zona de Levantamento, no terço central da quadra. Desloca-se com velocidade máxima e executa o levantamento para a extremidade da rede (da mesma meia quadra), da bola lançada pelo treinador/colaborador, na meia-quadra esquerda, no terço inicial da rede.

Nos diagramas a seguir, as divisões da quadra. O ponto do levantamento (retângulo verde). A trajetória da bola levantada (seta azul interrompida). E, para ilustrar, o modo como o Jogador-Atacante (J2) realiza sua aproximação para o ataque (seta tracejada em vermelho).

19 - Idem ex. 18, com o levantamento na meia-quadra direita, no terço inicial da rede, para a saída da rede.

 

 

20 - Mesma mecânica dos exercícios anteriores. Agora, J2 no posicionamento para o Bloqueio. O J1 no de defesa. O treinador/colaborador alça a bola no terço médio da meia-quadra esquerda. J1 se desloca e executa o levantamento para a entrada da rede.

21 - Idem ex. 20. O levantamento do terço médio da meia-quadra direita para a saída da rede.

Nos diagramas a seguir, as divisões da quadra. O ponto do levantamento (retângulo verde). A trajetória da bola levantada (seta azul interrompida). E, para ilustrar, o modo como o Jogador-Atacante (J2) realiza sua aproximação para o ataque (seta tracejada em vermelho). Repare que na entrada da rede ele pode recuar em diagonal para além da linha lateral. Aguarda a saída da bola das mãos do levantador e faz sua aproximação final para o ataque. Na saída da rede, não, tem que recuar retilineamente. No caso de atacantes canhotos o procedimento é inverso.

 

 

22 - Idem ex. 21. O levantamento do terço final da meia-quadra esquerda para a entrada da rede.

Nos diagramas a seguir, as divisões da quadra. O ponto do levantamento (retângulo verde). A trajetória da bola levantada (seta azul interrompida). E, para ilustrar, o modo como o Jogador-Atacante (J2) realiza sua aproximação para o ataque (seta tracejada em vermelho). Repare que o ângulo da trajetória da bola - em relação à aproximação de J2 - é bem agudo. Logo, J2, na medida do possível, deve recuar praticamente para a linha em que o levantamento é executado. Na entrada da rede ele pode recuar em diagonal para além da linha lateral. Na sáida, retilineamente. Destes pontos aguarda a saída da bola das mãos do levantador e faz sua aproximação final para o ataque. Caso não observe esse procedimento, dificulta e muito o trabalho de J1.

 

 

 

- Aspectos a serem observados durante a execução dos Exercícios.

 

1 - Os exercícios desta sequência simulam situações de jogo dos levantamentos após a recepção do saque, após uma defesa e após toques da bola no bloqueio. Na seção de artigos sobre a Defesa e Contra-Ataque você encontra 32 artigos que abordam o levantamento depois da defesa, depois do toque no bloqueio e depois da defesa Jogador-Bloqueador (JB) quando sai do bloqueio (manobra Reco-Reco). Vale acessá-los para encontrar mais subsídios (Menu Estratégias / Táticas > Funções do Sistema Defensivo).

2 - Nesta, os levantamentos são executados após deslocamentos dos pontos em que os Jogador-Levantador (JL) se posiciona para cada uma destas funções até os pontos em a bola se encontra. Ou seja, os exercícios preparam para capacitar os jogadores em situações reais de jogo.

3 - Vale relembrar: os dois jogadores devem - habitualmente - executar o exercício partindo de ambos os pontos de recepção/defesa e de bloqueio.

4 - Como se trata de exercícios para o Treinamento Tático Coletivo, o treinador deve estabelecer os procedimentos do Jogador-Levantador (JL) e do Jogador Atacante (JA). O sucesso na execução da ação, como todo, depende da correção desses procedimentos.

5 - Os levantamentos são praticados de vários pontos da quadra e em diferentes circunstâncias. O nível de complexidade é progressivo. É muito importante que os jogadores assimilem cada etapa. De modo não encontrarem dificuldade nos passos seguintes.

6 - Todos os tipos de execução do toque e da manchete são praticados. Nos artigos sobre Técnica Individual > Fundamentos do Sistema Ofensivo > Toque e Manchete para o Levantamento é possível encontrar mais detalhes que contribuem para uma execução perfeita. Vale acessá-los.

7 - Durante a execução dos exercícios o treinador deve enfatizar os procedimentos táticos individuais. A fim de que, no jogo, os jogadores tenham discernimento para tomar decisões acertadas e, por conseguinte, obtenham o melhor rendimento possível.

 

Cont. no art. 20 com mais uma Sequência de Exercícios.

 

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra