Estratégias/Táticas - Art. 14

Levantamento

- Levantamento por Toque de Bola Acima da Cabeça.

- Toque Lateral.

 

É executado em situações de jogo especiais, de modo geral, bastante complexas.

 

- Com o corpo de Frente para a Rede.

- Com o corpo de Costas para a rede.

- Com o corpo de Frente para a Esquerda / Direita (paralelo às linhas laterais).

- Com o corpo Obliquamente em relação ao ponto da rede em que a bola é atacada.

 

- Com o Corpo de Frente para a Rede.

 

Situação de jogo que ocorre quando a bola proveniente da recepção e/ou da defesa é "empurrada" (trajetória da bola é reta) em direção à rede. O Jogador-Levantor (JL) tem que observar alguns procedimentos.

1. Deslocar-se com máxima velocidade, a fim de chegar na rede antes do que a bola.

2. Apoiar uma das pernas, a fim de "matar" a velocidade do deslocamento.

3. Executar o toque tendo como base a perna que está na frente. Caso a bola seja levantada para a saída da rede, a perna de apoio deve ser a direita. Caso seja para a entrada da rede, a perna de apoio deve ser a esquerda.

Na representação gráfica a seguir, um exemplo do posicionamento dos pés (retângulos em amarelo). Na da esquerda, o levantamento para a entrada da rede. O pé esquerdo está na frente. Na da direita, o levantamento para a saída da rede. O pé direito está na frente. Reparem que os pés estão posicionados paralelamente, em relação à linha central da quadra e consequentemente, em relação à rede.

 

 

4. Posicionar o tronco e o quadril de frente e paralelamente, em relação à rede.

 

O levantamento por meio do Toques Lateral é realizado das seguintes maneiras:

- com os pés no chão;

- com o corpo em suspensão.

 

Nota

Também nesta situação o toque agachado não é muito utilizado. Os jogadores preferem executar o levantamento com a manchete.

 

- Procedimento do Jogador-Atacante.

 

O Toque Lateral, como mencionei no início desta apresentação, é utilizado para situações de jogos especiais. A que a bola é "empurrada" na direção da rede ocorre muito rapidamente. Sabendo disso, ou seja, que o companheiro (JL) está em dificuldade no momento do levantamento, o Jogador-Atacante (JA) deve atentar para alguns desenlaces.

- A altura da bola pode não ser a ideal; geralmente é mais baixa.

- O afastamento da bola em relação à rede pode não ser previsível, isto é, pode ser bem colada e/ou bem afastada.

Seus procedimentos, no caso, devem ser.

- Realizar com máxima velocidade a Primeira Aproximação (do ponto em que recepcionou o saque e/ou a defesa até o que fará a Aproximação Final, ponto em que dá as duas passadas para o ataque). No momento em que Jogador-Levantador está tocando na bola ele já tem que estar preparado para fazer sua Aproximação Final, seja qual for o desenlace.

- Comunicar-se com o companheiro, primeiro para encorajá-lo, depois, para indicar seu posicionamento: tipo, na frente, atrás, etc...

O treinamento de fundamentos da técnica individual - como no caso do toque lateral - com aplicação na parte tática tem em vista exatamente propiciar oportunidade aos jogadores de praticarem situações de jogos em que são requeridas habilidades específicas em situações de jogo também específicas. O entrosamento resulta justamente daí: os jogadores, cada qual, com seus procedimentos bem assimilados.

 

Continuação no art. 15, com os Toques Laterais com o Corpo de Costas para a Rede, de Frente para Direita / Esquerda e Obliquamente, em relação ao ponto em que a bola é atacada.

 

Home

Voltar ao Menu Estratégias/Táticas - Sistema Ofensivo

Ir para Menu Vôlei de Quadra

 

Ir para Menu Estratégias/Táticas - Sistema Defensivo

Ir para Menu Vôlei de Praia