Estratégias/Táticas - Art. 11

Recepção do Saque

- Procedimentos Técnicos e Táticos a Serem Observados.

 

Durante a realização das Sequências de Exercícios apresentadas, os jogadores demonstram menor ou maior dificuldade. Algumas delas comprometem a execução do fundamento - manchete - e, conseqüentemente, afetam na precisão da recepção. O treinador deve estar atento, a fim de fazer as correções. A seguir, enumero alguns procedimentos essenciais a serem observados.

1 - Nos saques à direita e à esquerda dos jogadores que recepcionam. O procedimento mais importante é o posicionamento do jogador em relação à bola, ou seja:

· bola à direita, perna direita à direita da mesma;

· bola à esquerda; perna à esquerda da bola.

É óbvio que, muitas vezes, não é possível. Por exemplo, nos saques em que a trajetória da bola é muito rápida. Neste caso, é necessário adotar outros procedimentos.

Nas bolas à direita do corpo, o apoio do corpo deve ser na perna esquerda. Quando o jogador apóia na direita, fica com os movimentos do tronco e dos braços limitados. A perna direita tem que estar "solta", a fim de que o tronco e os braços tenham mais liberdade de movimento.

2 - Nos saques curtos, é fundamental que o jogador consiga chegar no local da bola e posicionar-se sob a mesma com as pernas, para então executar a manchete.

3 - Nos saques longos, atentar para necessidade de deslocar-se com velocidade máxima, de posicionar-se atrás da bola e, muitas vezes, de ainda ter que saltar com uma das pernas, a fim de elevar o corpo e alcançar a bola no ponto adequado.

4 - Em todos os exercícios o treinador tem a oportunidade de corrigir a técnica individual, principalmente de dois fatores muito importantes:

· o afastamento das pernas, no momento da execução da manchete;

· o ângulo da flexão das pernas, para a entrada do corpo sob a bola.

5 - Nos exercícios com o levantamento e o ataque, o treinador deve conscientizar seus jogadores de que o treinamento é para o aperfeiçoamento da recepção do saque. O levantamento e o ataque entram como componentes suplementares. É muito comum os jogadores, neste treinamento, se concentrarem apenas no ataque.

6 - Considero altamente estimulante o treinamento tipo tarefa. O treinador estabelece o número de séries e repetições e o número de tentativas a serem acertadas. Este expediente habitua o jogador a treinar com uma meta a ser atingida.

7 - Em todos os exercícios, o treinador deve se preocupar em ajustar (e cobrar dos jogadores) a precisão dos passes; quanto ao local na zona de levantamento e quanto a altura da trajetória da bola, após a recepção. Nos saques curtos, é muito importante que o jogador passe a bola alta, de maneira que possa recuar cerca de 3 metros, a fim de fazer a aproximação para o ataque adequadamente. Nos saques longos, também, a trajetória da bola tem que ser suficientemente alta, para que o jogador possa fazer (com calma) a primeira aproximação e a final no ponto mais conveniente.

8 - Na medida do possível, o treinador deve fazer com que os saques sejam executados por ambos os jogadores. Enquanto um está aperfeiçoando a recepção o outro, o saque. Também, que:

- executem mais de um tipo de saque;

- pratiquem o saque dos três pontos da Zona de Saque;

- pratiquem todos os tipos de trajetória, curto, longo, no centro, entre o jogador e a linha, etc.

- mantenham-se concentrados ao longo de todo o treinamento, em todas as ações: recepção-aproximação para o ataque-ataque-ataque; levantamento; saque.

9 - Nos dias em que há vento, o treinamento tem que ser realizado. Os ajustes para esta circunstância devem ser praticados. Como por exemplo:

- saque do adversário contra o vento, posicionamento para a recepção mais a frente;

- saque a favor do vento, posicionamento para a recepção mais atrás.

 

Também, o levantamento e o ataque precisam ser ajustados. A ideia, enfim, é a de preparar os jogadores para atuarem em quaisquer circunstâncias, sem queda de rendimento. Nos capítulos em que trato destas funções farei maiores comentários a respeito.

 

A partir do artigo 12 focalizaremos o Levantamento.

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra