Estratégias/Táticas - Art. 10 C

Recepção do Saque

Treinamento Tático Coletivo.

Sequência de Exercícios No 07.

Objetivos: - Recepção do Saque entre o Jogador e a Linha Lateral;
  - Levantamento, após a recepção entre o Jogador e a Linha Lateral;
  - Ataque após a recepção entre o Jogador e a Linha Lateral.

 

Outro tipo de saque que complica bastante a construção do Sistema Ofensivo. Quando executado com precisão, causa dificuldades, tais como.

1 - Obriga o jogador a executar a manchete com os pés no chão, com o corpo em suspensão e com o corpo agachado. Tanto de frente quanto lateralmente.

2 - Dificulta o direcionamento da bola para a Zona de Levantamento no terço central da rede, sobretudo por ocasião do saque "Viagem". É apropriado criar alternativa para o caso de a bola ser passada para o terço em frente ao jogador que recepciona. A pior da hipóteses é o passe para o terço correspondente à saída da rede; é o pior para o jogador-levantador.

No diagrama a seguir, as trajetórias para o terço em frente ao ponto da recepção, para o terço central da rede e para o terço final da rede; destacado com o X em vermelho, que significa que deve ser evitada.

 

 

3 - Dependendo do ponto em que a bola é levantada, o ataque tem ser finalizado em outros pontos que não a extremidade da rede. No diagrama a seguir, um exemplo. A recepção é reta. J2 tem que se deslocar para a direita do levantador e atacar mais para o centro da rede ou até no terço central da rede.

 

 

4 - Aumenta o percurso do jogador-levantador, quando a bola não é direcionada para a Zona de Levantamento no terço central da rede.

No diagrama a seguir, uma comparação.

- A recepção, praticamente, na linha lateral. A trajetória (seta interrompida em azul claro) mais fácil é para o terço da rede em frente ao jogador que recepciona. No caso, o percurso do jogador-levantador (J1-L) e mais longo.

- A recepção com a bola direcionada para o terço central da rede. O percurso do jogador-levantador (JL-L) é mais curto.

 

 

 

5 - O jogador-levantador tem que executar levantamentos cujas trajetórias são sobre a sua prórpia cabeça.

6 - Pela proximidade da linha lateral, coloca o jogador em dúvida sobre se bola está dentro ou fora da quadra.

 

As observações são importantes por se tratar de treinamento tático. Ou seja, existem as situações de jogo mais simples. E as mais complicadas. Neste segundo caso, é necessário fazer ajustes táticos. De modo ao surgirem os jogadores saibam as alternativas de que dispõem para não se complicarem.

 

48 - O treinador / colaborador / os jogadores executando saques (como sempre, dos três pontos da Zona de Saque) entre os jogadores e a linha lateral. O jogador recepciona e se desloca para o ponto em que faz a aproximação final para o ataque. Os dois jogadores se revezam.

49 - Idem ex. 48. O jogador recepciona duas vezes consecutivas. Recepciona, desloca-se até o ponto em faz a aproximação final, volta ao posicionamento inicial, recepciona a segunda bola. A seguir, o companheiro executa as recepções.

50 - Idem ex. 49, com série de 4, 6 ... recepções consecutivas.

 

 

 

51 - Mesma dinâmica dos exercícios anteriores. Agora, com a inclusão do Levantamento. J2 recepciona e se desloca para o ponto em que faz, habitualmente, a aproximação final. Seu companheiro, J1, executa o Levantamento de acordo com a recomendação do treinador. Os dois se revezam a cada saque.

52 - Idem ex. 52, com duas ações consecutivas para cada jogador.

53 - Idem ex. 52, com séries de 4, 6 ... ações consecutivas.

54 - Mesma dinâmica dos exercícios anteriores. Agora, com a inclusão também do Ataque. O jogador recepciona faz a aproximação, aguarda o levantamento e ataca. Os dois jogadores se revezam a cada saque.

55 - Idem ex. 54, com duas ações consecutivas; recepção-aproximação-ataque. Os jogadores se revezam a cada dois saques.

56 - Idem ex. 55, com séries de 4, 6 ... ações consecutivas. Os jogadores se revezam ao final de cada série.

57 - O treinador / colaborador / os jogadores executam saques de modo aleatório; ou seja, sem ser em pontos pré-estabelecidos, como nos exercícios anteriores. A ação constitui-se: recepção-deslocamento até o ponto da aproximação final para o ataque. Os jogadores se revezam a cada saque.

58 - Idem ex. 57, com duas ações consecutivas.

59 - Idem ex. 58, com séries de 4, 6 ... ações consecutivas.

61 - Mesma dinâmica, com a inclusão do Levantamento. Enquanto um recepciona e se desloca para a aproximação final, o outro executa um levantamento.

62 - Idem 61, com duas ações consecutivas para cada jogador.

63 - Idem 62, com séries de 4, 6 ... ações consecutivas para cada jogador.

 

Cont. no art. 11, com Procedimentos Importantes para um Bom Aproveitamento com os Exercícios.

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra