Estratégias/Táticas - Art. 10 A

Recepção do Saque

Treinamento Tático Coletivo.

Seqüência de Exercícios No 05.

Objetivos: - Recepção do Saque Longo;
  - Levantamento, após a recepção do Saque Longo;
  - Ataque após a recepção do Saque Longo.

O Saque Longo é também utilizado com finalidade tática. O sacador adversário tem em vista dificultar as aproximações - primeira e final - para o ataque do jogador que executa a recepção e vai atacar. Este, deve direcionar a bola, para a Zona de Levantamento, suficientemente alta de maneira pode aproximar-se com tranquilidade para o ponto em faz a aproximação final.

 

30 - O treinador / um colaborador / os próprios jogadores sacando longo. A bola deve passar alta pelo bordo superior da rede e descair no terço final da quadra. O jogador, no ponto em que se posiciona habitualmente para a recepção, se desloca e executa o passe para a Zona de Levantamento. Faz a primeira aproximação (do ponto em que recepcionou até o ponto em que geralmente faz a aproximação final para o ataque). Volta para o posicionamento inicial e recepciona a bola seguinte. Os dois jogadores se revezam a cada saque.

31 - Idem ex. 30, com 2 saques consecutivos. O jogador recepciona a primeira, desloca para o ponto da aproximação final, volta ao posicionamento inicial e recepciona o seguinte. O intervalo entre um saque e o outro é o tempo necessário para o jogador voltar do ponto da aproximação ao ponto inicial.

 

Notas

Os saque devem ser direcionado à direita e à esqueda de J1 e J2.

 

 

32 - Idem 31, com sequências de 4, 6 ... saques consecutivos. Vale lembrar: o intervalo entre os saques é o tempo necessário para o jogador voltar do ponto da aproximação ao ponto inicial.

33 - A mesma dinâmica dos exercícios anteriores. Agora com a inclusão do Levantamento, pelo jogador que não recepciona.

34 - Idem 33, com 2 saques consecutivos.

35 - Idem 34, com sequências de 4, 6 ... saques consecutivos. A número de saques deve ser estipulado levando-se em conta a capacidade física dos atletas. Um dos jogadores recepciona e faz os deslocamento até o ponto da aproximação final P.A.F. O que não recepciona, desloca para a Zona de Levantamento e executa o Levantamento estabelecido pelo treinador.

 

 

36 - A mesma dinâmica dos exercícios anteriores. Agora, com a inclusão do Ataque. O jogador recepciona, faz a primeira aproximação, para no ponto em que inicia a aproximação final, aguarda o levantamento e parte para o ataque. O jogador que não recepciona se desloca e executa o levantamento a critério do treinador.

37 - Idem ex. 36, com 2 ataques consecutivos.

38 - Idem ex 37, com sequências de 4, 6 ... de ataques consecutivos. O intervalo entre o saques é o tempo suficiente para os jogadores retornarem aos seus posicionamentos iniciais.

 

 

Continuação no art. 10 B, com outra Sequência de Exercícios

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra