Estratégias/Táticas - Art. 09

Recepção do Saque

- Treinamento Tático Coletivo.

Seqüência de Exercícios No 03.

Objetivos:

- Aperfeiçoamento da Recepção após Deslocamento;

  - Coordenação Recepção - Levantamento - Ataque;
  - Rítmo.

 

Os exercícos que serão apresentados a seguir, visam dinamizar a prática da recepção. Os saque serão executados em séries de 10, com intervalo mínimos entre um e outro. A ideia é torná-los mais rápidos - na reação e nos deslocamentos - e mais desembaraçados na execução da manchete.

Nos diagramas a seguir, estão graficamente exemplificados os pontos em que os saques devem ser executados, as trajetórias da bolas e os posicionamentos dos jogadores.

No diag. 1, o saque é no ponto em que o jogador está posicionado para a recepção.

No diag. 2, o saque é entre o ponto em que o jogador está posicionado e a linha lateral.

No diag. 3, o saque é entre o ponto da recepção e o centro da quadra.

 

 

19 - O treinador / colaborador sacando - dos três pontos da Zona de Saque - no local em que o jogador se posiciona, habitualmente, para a recepção do saque. O intervalo entre um saque e outro é mínimo. Para isso, um auxiliar municia o treinador com bolas, o mais rapidamente possível. O jogador recepciona, volta com velocidade máxima para o posicionamento inicial, recepciona, volta para o posicionamento inicial e assim sucessivamente, até completar as 10 recepções. O tempo de execução - ativa - do exercício não deve exceder 20 segundos. Repetir o exercício, por ambos os jogadores, pelo menos, 04 vezes em cada ponto da quadra, Isto é, no ponto em que recepciona nos jogos e no ponto em que seu companheiro recepciona.

20 - O treinador sacando 10 vezes consecutivas entre o local em que o jogador posicionado para a recepção do saque e a linha lateral. O jogador desloca executa a recepção, volta ao posicionamento inicial, recepciona a segunda bola, volta para o posicionamento inicial, passa a terceira, volta para o posicionamento inicial e assim sucessivamente até passar as 10 bolas (as setas em vermelho demonstram os deslocamentos; não devem ser, em hipótese alguma, longos). O intervalo entre um saque e outro deve ser estabelecido de acordo com o tempo que o que o jogador levará entre a recepção e a chegada ao posicionamento inicial.

21 - Idem 14, com o saque sendo desferido entre o jogador e o centro da quadra.

 

Notas

- Nos exercícios 20 e 21 o posicionamento inicial dos jogadores que estão recepcionando pode ser um pouco mais para a direita e/ou um pouco mais para a esquerda, a fim de que os mesmos façam deslocamentos ligeiramente mais longos.

- Os saques devem ser desferidos com precisão absoluta. Erros sucessivos influem negativamente na atmosfera da sessão, que deve ser de absoluta concentração.

- O objetivo com as seqüências de saque é o de impedir que o jogador adote uma postura corporal estática para a recepção. Sobretudo no exercício 19, o jogador não tem tempo, sequer, de parar no posicionamento inicial; ao passar uma bola, a outra já está chegando. É um meio valioso meio de aquisição de ritmo.

 

21 - Idem ex. 19, com diminuição da freqüência com os saques são executados pelo treinador e o número dos mesmos - máximo de 04. O jogador que não recepciona, executa o levantamento. O saque seguinte só deve ser executado após os dois jogadores voltarem ao posicionamento inicial da recepção, que deve ser imediata. O jogador que não recepciona desloca e executa um levantamento, estabelecido pelo treinador. Por exemplo, os que estão demonstrados no diagrama a seguir (PL significa: ponto em que o levantamento é executado).

 

Nota

O objetivo com este exercício é o de simular situações de jogo em que os saques causam maior dificuldade. A solução requer, além da capacidade técnica individual, competência tática individual.

 

 

22 - Idem 21, com o jogador que recepcionou (J2) executando um ataque, estabelecido pelo treinador. Por exemplo, nos pontos destacados, com retângulos azuis, no diagrama a seguir.

 

 

Nota

Vale enfatizar que o levantamento e o ataque são ações secundárias. Têm em vista propiciar oportunidade para que os jogadores se familiarizem com a vinculação que existe entre a recepção do saque e as ações posteriores. Ou seja, o mais importante é a correta execução da recepção do saque.

 

Cont. no art. 10, com outra Sequência de Exercícios.

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra