Estratégias/Táticas - Art. 08

Recepção do Saque

- Seqüências de Exercícios - Parte I.

- Seqüência de Exercícios No 01.

- Objetivo: Aperfeiçoamento dos Deslocamentos e Familiarização com os Procedimentos Táticos.

 

01 - O treinador (T) executando saques, nos três pontos da Zona de Saque, no terço central da quadra. Os jogadores dispostos nos pontos em que geralmente se posicionam para a recepção. Executam a recepção direcionando a bola para a Zona de Levantamento pré-estabelecida (à frente ou no terço central da rede).

02 - Idem 01, com o Treinador direcionando os saques entre os jogadores e a linha lateral (à direita de J1 e à esquerda e J2.

03 - Idem 01, com saques no centro da quadra. Alternadamente, um para J1, outro para J2.

No grupo de diagramas a seguir: No diag. 1, o saque no terço médio da quadra, isto é, na área de atuação de J1 e J2; No diag. 2, o saque entre J1 e J2 e as linhas laterais; No diag. 3, o saque no centro da quadra, à direita de J1 e à esquerda de J2. Está demonstrado os pontos em que o treinador deve sacar e as trajetórias das bolas. O T em vermelho, trajetória em vermelho; o T em verde, trajetória em verde; T em azul, trajetória em azul.

 

 

Nota

Os jogadores devem recepcionar direcionando a bola para a rede, na Zona de Levantamento. A altura da trajetória, da mesma, deve de acordo com o que está convencionado.

 

04 - Mesma mecânica dos exercícios anteriores. Agora, com saques no terço final da quadra. O objetivo é praticar os deslocamento para trás. Os saques direcionados na direção do passador, no terço final da quadra.

Nota

Nestes exercícios os saque devem ser executados de maneira que a bola passe alta pela bordo superior da rede e descai no terço final da quadra.

 

05 - Idem 04, com saques entre os passadores e as linhas laterais. À direita de J1 e à esquerda de J2. Também no terço final da quadra.

06 - Idem 04, com os saques direcionados para o centro da quadra, no terço final; à esquerda de J1 e à direita de J2.

Nos diagramas a seguir, os pontos da quadra para os quais os saques do treinador de direcionar os saque. A fim de não poluir os diagramas, alternei os exemplos. No diag. 4, os saques na direção em que J1 está posicionado. No diag. 5, entre J2 e a linha lateral. No diag. 6, à esquerda de J1, isto é no centro da quadra.

 

 

 

07 - Mesma mecânica dos exercícios anteriores. Agora, com saques na direção de J1, no terço inicial da quadra; saques curtos. O objetivo é praticar os deslocamentos para frente e a transição do deslocamento para a execução da manchete. Os saques direcionados na direção do passador, no terço inicial da quadra.

08 - Idem 07, com os saques curtos entre J2 e a linha lateral da quadra.

09 - Idem 07, com os saques curtos entre J1 e a linha central da quadra.

 

10 - Mesma mecânica dos exercícios anteriores. Agora o treinador alternando ou auxiliar sacando alternadamente saques nos terços médio, inicial e final da quadra. Os jogadores devem perceber a trajetória da bola, deslocar e recepcionar para a Zona de Levantamento convencionada.

11 - Idem ex. 10, com uma diferença. O treinador, o auxiliar ou os jogadores altrenando o ponto em que executam o saque; próximos da linha, três metros atrás, seis metros atrás, etc.

12 - Idem ex. 11, com saques executados pelos jogadores. Se forem só dois, um saca outro passa, e alternam-se a cada sequência de determinado número de saques.

 

- Aspectos a serem observados durante a execução dos Exercícios.

 

1 - O treinador e seus auxiliares devem ser eficientes na execução dos saques. Erros excessivos tornam o treinamento insuportável para os jogadores e, consequentemente, para a fluência do treinamento.

2 - Os atletas devem se posicionar nos pontos da quadra em que se utilizam em jogos. O treinador deve propor ajustes de modo melhorar o rendimento dos mesmos, não só no treinamento como também para adotarem nos jogos.

3 - A transição do deslocamento para a execução da manchete é aspecto da maior importância. Por exemplo: deslocar - parar - executar o fundamento. Todavia, muitas vezes isso não é possível. Logo, é necessário executar a manchete me movimento.

4 - Nos saques curtos, é importante chegar flexionar as pernas (até colocar um dos joelhos no chão), antes da chegada da bola. O objetivo deve ser o de posicionar-se reigorosamento com o quadril sob a bola, no exato momento da execução da manchete.

5 - No saques longos, muitas vezes é necessário executar a manchete com o corpo em suspensão. Importante: saltar com uma das pernas; jamais com as duas.

6 - Nos saques direcionados no terço central da quadra, dependendo da trajetória, é preciso executar a manchete com os pés no chão, com o corpo agachado e com o corpo em suspensão.

7 - Os jogadores devem mentalizar a situação de jogo e ralizarem os exercícios como se estivessem no mesmo. Digo isso porque é comum os jogadores visarem apenas o acerto do passe para a Zona de Levantamento. Não se preocupam com a velocidade, a altura da trajetetória, etc. Enfim, devem recepcionar tendo em vista as funções subsequentes, o levantamento e o ataque: esta última é realizada por quem recepciona.

8 - Nunca é demais repetir: toda concentração, ao longo de todo o treinamento, é fundamental para um bom aproveitamento com o mesmo.

 

Continua no art. 8 A, com outra Sequência de Exercícios.

 

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra