Estratégias/Táticas - Art. 08 A

Recepção do Saque

- Treinamento Tático Coletivo.

- Sequência de Exercícios No 02.

- Objetivo: Domínio da Bola em Saques "Viagens ao Fundo do Mar".

 

O exercícios desta sequência visam capacitar os jogadores para dominar a bola dos saques "Viagem". É os aque mais utilizado pelas duplas de alta competitividade. Os jogaodres adquiriram tal habilidade que conseguem executá-los de diferentes maneiras:

- saque chapado (*) , o jogador salta e golpea o centro da bola fazendo que a mesma descerve uma trajetória retilínea;

- saque com rosca (*), o golpe e no centro direito/esquerdo da bola que descreve trajetória curva;

saque normal, o golpe é potente e a trajetória da bola é extremamente veloz.

(*) Caracterização usada e bastante popular no voleibol brasileiro.

Nesta sequência os exercícios são realizados com os treinadores / colaboradores / os próprios jogadores simulando todas as trajetória possíveis sob plataformas, com pelo menos um metro de altura. A ideia é a de familiarizar os jogadores, gradativamente, com todos os tipos de trajetórias.

 

13 - O treinador ou um auxiliar sobre uma plataforma, simulando o saque "Viagem", Chapado. Em todos os pontos da quadra.

14 - Idem ex. 13, com o Saque "Viagem", com Rosca. Em todos os pontos da quadra. Em todos os pontos da quadra.

15 - Idem ex. 13, com o Saque "Viagem, Normal.

16 - O saques desferidos do chão. Colaboradores e/ou os própios jogadores executando as três maneiras do saque "VIagem". Neste, o Chapado.

17 - Idem ex. 16, com o Saque "Viagem", com Rosca;

18 - Idem ex. 16, com o Saque "Viagem", Normal.

 

Notas

- Chamo atenção para o fato de que os saques devem ser executados, sempre, dos três pontos da Zona de Saque, da quadra oposta. Quando pelos jogadores, em pontos que utilizam costumeiramente nos jogos. Ou seja, estão treinando saques.

- Quanto aos pontos a serem direcionados, devem os mesmos propostos na sequência anterior, isto é, entre os dois jogadores, à direita e à esquerda de ambos. E alternando-se curtos, no terço médio da quadra e no fundo.

 

- Aspectos a serem observados durante a execução dos Exercícios.

 

1 - É maior o grau de dificuldade de execução do saque do tipo "Viagem" . Os auxiliares e os jogadores devem caprichar ao máximo. De maneira não prejudicarem a fluência do treinamento.

2 - Os atletas que estão recepcionando, devem se posicionar nos pontos da quadra em que se utilizam em jogos.

3 - A Postura de Expectativa deve ser semelhante à utilizada na defesa. Ou seja, com o corpo descontraído, de maneira poderem realizar, com rapidez, pequenos deslocamento para obter posicionamento adequado em relação a trajetória da bola.

4 - A recepção do 'Viagem" requer grande capacidade técnica. Executar a manchete, de frente, lateralmente, com os pés no chão, com o corpo em suspensão, com o corpo agachado, etc.

5 - O primeiro objetivo dos passadores é controlar a bola, sobretudo quando a trajetória é muito rápida. Na medida em que forem se familiarizando com tais trajetórias (leva algum tempo), passarão a ter mais facilidade para direcionar a bola para a Zona de Levantamento.

6 - Vale lembrar a importância de levarem em conta que a boa recepção do saque facilita a execução das funções subsequentes; o levantamento e o ataque.

7 - Como sempre, nunca é demais repetir: toda concentração, ao longo de todo o treinamento, é fundamental para um bom aproveitamento com o mesmo.

 

Cont. no art. 09, com outra Sequência de Exercícios.

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra