Técnica Individual - Art. 18

Manchete, para o Levantamento e para a Defesa.

Exercícios para a Aprendizagem e para o Aperfeiçoamento.

 

- Sequência de Exercícios no. 11.

 

Nas sequências de exercícios anteriores, o objetivo foi à aprendizagem correta da técnica de amortecimento do impacto da bola com a manchete. Utilizamos exercícios menos dinâmicos em que os jogadores praticam as defesas em posicionamentos tradicionais, ou seja, aqueles em que os mesmos se encontram no momento que antecede o ataque do adversário. Na medida em que os atletas vão assimilando e, consequentemente, executando com mais acertos do que erros, é o momento da aplicação objetiva, isto é, com exercícios que simulem de modo mais aproximado as situações de jogo mais frequentes. No caso, a defesa após deslocamentos de pontos iniciais para pontos da quadra de maior incidência de ataques.

 

123 - O treinador/colaborador sobre uma plataforma do outro lado da rede, atacando bolas na paralela. O J1 e o J2, saindo - de modo alternado - da linha imaginária (perpendicular a rede) deslocam-se lateralmente, até chegar a colocar o corpo de frente para a bola, e fazer a defesa. A bola tem que ser dominada de tal maneira que permaneça na mesma metade da quadra em que ocorreu a defesa.

No diagrama a seguir, as setas azuis indicam os deslocamentos dos jogadores, as vermelhas as trajetórias das bolas atacadas pelo treinador/colaborador e, em cinza, a linha imaginária que divide as duas metades da quadra.

Nota

Os dois jogadores devem realizar o exercício nas duas metades da quadra, isto é deslocando para os dois lados.

 

 

124 - Idem ex. 123, com 2 ataques consecutivos. Os jogadores, saindo da linha imaginária, deslocam a primeira vez, defendem, voltam para linha imaginária, deslocam novamente e realizam a segunda defesa.

125 - Idem 123, com 4 ataques consecutivos.

126 - O treinador/colaborador atacando as bolas na diagonal. Os jogadores partindo da linha imaginária, deslocam-se com velocidade máxima e defendem a bola, de maneira que a mesma fique na mesma metade da quadra em que a defesa foi realizada. No diagrama a seguir, a representação gráfica que exemplifica o exercício.

 

 

 

 

127 - Idem 126, com 2 ataques consecutivos. Os jogadores partem da linha imaginária, defendem uma bola, voltam para linha imaginária, deslocam e defendem a segunda bola.

128 - Idem 126, com 4 ataques consecutivos.

129 - Os jogadores partindo do ponto em que costumeiramente se posicionam para o Bloqueio. No momento em que o treinador/colaborador alça a bola, os mesmos deslocam-se de costas e, nas imediações do meio da quadra, param e defendem a bola, por meio da manchete: de frente com os pés no chão, de frente com o corpo agachado, de frente com o corpo em suspensão.

 

Nota

A manobra é semelhante a do "Reco-Reco". A diferença é que o treinador/colaborador alça a bola mais alta do que normalmente faz para o "Reco-Reco", a fim de possibilitar uma parada do deslocamento e a defesa por meio da manchete. Imortante: o jogador deve se posicionar rigorosamente de frente para a bola; o treinador/colaborador deve ter pontaria para atacar no jogador.

 

130 - Idem 129, com 2 ataques consecutivos. Os jogadores deslocam a primeira vez, defendem a bola, voltam para o posicionamento inicial, deslocam e defendem uma segunda bola.

131 - Idem 129, com 4 ataques consecutivos.

 

 

 

132 - Idem 129, com os ataques para a diagonal.

133- Idem 132, com 2 ataques consecutivos.

134 - Idem 133, com 4 ataques consecutivos.

 

 

 

 

- Aspectos a serem observados durante a realização dos exercícios.

 

1 - O treinador/colaborador tem que ter a sensibilidade para atacar a bola de maneira tal que coincida com a chegada do defensor aos pontos estabelecidos para a defesa. Antes ou depois não é bom.

2 - Os ataques devem ser desferidos no corpo de defensor, um pouco mais a frente e na altura dos ombros. Também, à direita e à esquerda do corpo do jogador. O objetivo, obviamente, é o de propiciar oportunidade aos jogadores de praticarem a defesa com quaisquer tipos de trajetória da bola. Os deslocamentos têm que ser feitos sob velocidade máxima, a fim de que seja possível chegar ao ponto estabelecido antes ou no momento em que a bola estiver sendo golpeada.

3 - Ainda sobre os deslocamentos, os que os jogadores estão na rede e deslocam de costas, em manobra semelhante à do "Reco-Reco", são bastante úteis. Simulam uma situação de jogo frequente, sobretudo nos jogos entre mulheres. É o caso dos levantamentos em que bola fica um pouco distante da rede e o atleta tem que recuar para o posicionamento fundamental para a defesa.

4 - Em todos os exercícios é fundamental que o treinador estabeleça outros objetivos. Um dos mais importantes é o ponto em que a bola tem que tem que permanecer após a defesa. Como o objetivo principal é o amortecimento do impacto da bola, a mesma deve ficar na mesma metade da quadra em que a defesa é realizada. De preferência entre o ponto da defesa e a rede. A razão é a de facilitar a ação subsequente do companheiro; o levantamento. De modo geral, ele está no bloqueio e, após a passagem da bola pelo seu bloqueio, desloca para o levantamento na metade da quadra oposta à que se encontra, ou seja, na metade em que a defesa é realizada.

5 - Em todos os exercícios tem as alternativas de apenas um ataque e 2 ou 4 ataques consecutivos. O número de ataques e a frequência com que devem ser realizados dependem do nível de competitividade dos jogadores e da etapa do treinamento em que os mesmos se encontram. Por exemplo, para iniciantes basta um ataque de cada vez. Para competidores em fases iniciais de treinamento os dois ou quatro ataques podem ser mais espaçados. Em fases pré-competitiva ou competitiva, não deve haver intervalo algum. O jogador faz a primeira defesa, volta ao posicionamento inicial, trotando, desloca velozmente, volta trotando, desloca velozmente e assim por diante. A duração do estímulo no exercício de 4 ataques consecutivos, feito desta maneira, gira em torno de 40 segundos; maior duração pode haver comprometimento da execução por exaustão física.

 

Cont. no art. 19 com outra Sequência de Exercícios

 

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