Técnica Individual - Art. 16

- Manchete, para o Levantamento e para a Defesa.

- Exercícios para a Aprendizagem e para o Aperfeiçoamento.

 

- Sequência de Exercícios no. 09.

Exercícios em duplas, utilizando meia quadra no sentido longitudinal. Um jogador na rede e o outro a cerca de 3 metros da linha do fundo. O jogador da rede (J1) executa manchetes em direção ao fundo da quadra (J2), atrás do jogador-defensor (bolas amarelas), em linha reta, à direita ou à esquerda do jogador que está executando o exercício. Este, se desloca para trás (setas vermelhas), o mais velozmente possível, e executa uma manchete, passando a bola alta para o companheiro que está na rede (setas interrompidas em amarelo), como o faz num passe para contra-ataque. Após o passe, desloca-se novamente para a posição inicial, de onde partirá para a mesma movimentação. Repetir a movimentação 2, 3, 4 vezes, isto é, de acordo com a capacidade física dos atletas.

O jogador da frente deve fazer o papel do treinador, ou seja colocar o companheiro em dificuldade, a fim de exigí-lo ao máximo. Para iniciantes, é recomendável que o está na rede dê duas manchetes; uma para o companheiro recuperar e a outra para dar tempo a ele, de retornar à posição inicial.

 

 

 

 

A sequência deve ser realizada na seguinte ordem:

105 - Recuar e executar a manchete de frente, com os pés no chão.

106 - Recuar e executar a manchete com os pés no chão, lateralmente, com o corpo virado de frente para a direita ou para a esquerda, dependendo da posição da bola.

107 - Recuar e executar a manchete com os pés no chão, de costas.

108 - A manchete com o corpo em suspensão, de costas para a rede ou lateralmente, com o corpo virado de frente para a direita ou para a esquerda, dependendo da posição da bola.

 

- Aspectos a serem observados durante a execução dos Exercícios.

 

1 - As exercícios desta sequência, requerem grande velocidade de deslocamentos, habilidade e excelente condicionamento físico. O treinador deve adequar o número de repetições, considerando esses fatores.

2 - Os exercícios apresentados visam o desenvolvimento deste fundamento propriamente dito. Nos artigos que tratam de recepção de saque, da defesa e do levantamento, na seção Estratégias/Táticas - ofensivas e defensivas, veremos sua aplicação e, consequentemente, outros exercícios.

3 - Os exercícios apresentados desenvolvem a execução da manchete após deslocamentos de todas as formas o que considero muito importante pela dinâmica do jogo.

4 - Apresentei sequências de exercícios que podem ser adotadas em qualquer nível de aptidão técnica individual, desde iniciantes até os atletas do mais alto nível. É, obviamente, importante que o professor ou o treinador façam as adaptações, considerando:

- número de repetições;

- tempo de execução;

- ritmo de execução;

- velocidade de deslocamentos;

- grau de concentração;

- grau de habilidade.

 

5 - Em artigos anteriores faço considerações sobre as qualidades indispensáveis a boa execução da manchete, necessária em grande número de situações de jogo. Nos artigos em que apresentarei as estratégias e táticas, veremos que existem situações de jogo muito complexas e que o jogador tem que estar capacitado a executar os levantamentos e/ou as defesas sob todos os tipos e maneiras.

6 - Pretendi com os exercícios apresentados, "pecar pelo excesso"; todas as qualidades mencionadas poderão ser desenvolvidas por meio desses exercícios.

7 - As sequências apresentadas, devem ser distribuídas ao longo de uma temporada, a fim de que o treinamento seja sempre variado.

 

Cont. no art. 17, com outra Sequência de Exercícios

 

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra

  Ir para Menu Estratégias/Táticas DO Sistema Ofensivo - Vôlei de Praia  

 

Ir para Menu Estratégias/Táticas do Sistema Defensivo - Vôlei de Praia

Ir para Menu Vôlei de Praia