Técnica Individual - Art. 15

- Manchete, para o Levantamento e para a Defesa.

- Exercícios para a Aprendizagem e para o Aperfeiçoamento.

 

- Sequência de Exercícios no 08.

Exercícios utilizando meia quadra, no sentido longitudinal.

92 - O treinador, próximo à rede, atira bolas, alternadamente, nas proximidades das duas linhas laterais. Um jogador (de cada vez), próximo à linha do fundo, desloca-se rapidamente em direção à bola e executa o passe/defesa por meio de uma manchete (de qualquer tipo e maneira), passando a mesma para a Zona de Levantamento (retângulo em verde). No diagrama a seguir, está demonstrada a mecânica do exercício.

 

 

 

 

93 - Idem 92, sendo que o jogador aproxima-se para a defesa da bola, executa um “a fundo lateral", passa a bola para a Zona de Levantamento, com uma manchete e depois executa um rolamento.

94 - Idem 93, com a execução da manchete após a execução de um mergulho (peixinho). A bola tem que ser passada/defendida para a Zona de Levantamento.

95 - A mesma mecânica dos exercícios anteriores. Agora, o treinador lança duas, quatro ou mais bolas consecutivas para cada um dos jogadores. Os jogadores se alternam. Parte do ponto (a), desloca ao ponto (b), executa o passe/defesa, volta ao ponto (a), desloca ao ponto (c), executa o passe/defesa, e termina no ponto (a). As manchetes são executadas por qualquer tipo e maneira.

96 - Idem ex. 95, com rolamento após a execução das manchetes.

97 - Idem ex. 95, com a manchete após o mergulho ("peixinho").

98 - A mesma dinânica dos exercícios anteriores. Agora a conjunção dos exs. 95, 96 e 97. O treinador lança bolas consecutivas... diferenciadas. Isto é, mais alta, mais baixa, mais lenta, mais rápida, etc. Os jogadores fazem o passe/a defesa por meio do tipo e da maneira da manchete mais conveniente.

 

Nota

Os exercícios nos quais o treinador lança bolas consecutivas, o número de repetições deve ser estabelecido de acordo com a capacidade física de cada atleta. Realizá-los cansado por acarretar perda de coordenação e, por conseguinte, erros de execução.

 

99 - O Treinador, posicionado no centro da rede, lança a bola paralelamente à rede, em alturas variadas, pontos (a) e (b). O jogador sai da linha de fundo, pontos (a), executa o passe/defesa por meio da manchete, do tipo e maneira mais conveniente, enviando a bola suficientemente alta para a Zona de Levantamento (retângulo em verde). Exemplo no diagrama a seguir.

 

 

 

 

100- Idem 99, com o Treinador lançando a bola um pouco mais baixa. O jogador executa um “a fundo a frente” e defende a bola com a manchete com rolamento passando-a suficientemente alta para a Zona de Levantamento (retângulos em verde, do diagrama anterior).

101 - Idem 100, com o treinador lançando a bola mais baixa ainda. O jogador fará a defesa utilizando-se de um mergulho ("peixinho").

102 - Idem ex. 99, o treinador lançando bolas consecutivas (duas, três ou de acordo com a capacidade física dos atletas). O jogador, partindo da linha do fundo, pontos (a), se desloca com velocidade máxima, faz o passe/a defesa para a Zona de Levantamento, volta à linha do fundo, ponto (a), desloca-se para outro passe/defesa, e assim por diante.

103 - Idem 100, o treinador lançando as bolas mais baixas. O jogador executa um "a fundo", a manchete e o rolamento.

104 - Idem 101, o treinador lançando as bolas mais baixas para a defesa com mergulho ("peixinho").

 

Nota

Nos exercícios desta sequência o treinador deve observar um aspecto muito importante. As manchetes são realizadas, quase sempre, após o deslocamento e/ou em deslocamento. E, quase sempre também, os jogadores não podem direcionar o corpo na direção do companheiro que está na rede.

Em virtude disso, são requeridas duas qualidades. A coordenação entre o final do deslocamento e a execução da manchete. Também, a colocação da perna de apoio para a execução do fundamento: nas bolas na linha lateral à esquerda a perna de apoio deve ser a direita; nas bolas à direita, a perna de apoio deve ser a esquerda.

Nos casos em que o atleta demonstrar dificuldade, lançar as bolas mais altas. De modo que o mesmo tenha mais tempo para deslocar e executar a manchete / rolamento / mergulho com calma; não adianta acelerar se a habilidade não foi assimilada.

 

Cont. no art. 16, com outra Sequência de Exercícios

 

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