Técnica Individual - Art. 13

- Manchete, para o Levantamento e para a Defesa.

- Exercícios para a Aprendizagem e para o Aperfeiçoamento.

 

- Sequência de Exercícios no 06.

Exercícios em dupla, utilizando a largura da quadra.

Jogadores executando 3 manchetes consecutivas. A primeira da linha lateral para o centro da quadra. Deslocam-se rapidamente na direção da bola. No centro da quadra, posicionam-se exatamente sob a bola. Executa a segunda de costas, novamente para a linha de onde começou a sequência. A terceira de costas para o companheiro, que está posicionado na linha lateral oposta.

No diagrama a seguir, as setas em vermelho representam os deslocamentos dos jogadores. Também, a ordem: a primeira manchete na linha lateral, a segunda no centro da quadra, a terceira na linha lateral.

 

 

 

62 - Três manchetes com os pés no chão. A primeira de frente para o centro da quadra, a segunda de costas para linha lateral e a terceira de costas para o companheiro, na linha lateral oposta;

63 - Idem exercícios 62. As duas primeiras manchetes da sequência com os pés no chão e a terceira com o corpo agachado, de costas.

64 - Idem 63; a terceira com o corpo agachado, lateralmente, com o corpo virado de frente para a direita.

65 - Idem 63; a terceira com o corpo agachado, lateralmente, com o corpo virado de frente para a esquerda.

66 - Idem 63; a terceira com o corpo em suspensão, de costas.

67 - Idem 63; a terceira com o corpo em suspensão, lateralmente, com o corpo virado de frente para a direita.

68 - Idem 63; a terceira com o corpo em suspensão, lateralmente, com o corpo virado de frente para a esquerda.

 


 

69 - A primeira com os pés no chão, de frente. A segunda e a terceira, com o corpo agachado de costas.

70 - Idem 69 (a primeira com os pés no chão, de frente). A segunda e a terceira com o corpo agachado, lateralmente, com o corpo virado de frente para a direita.

71 - Idem 69; a segunda e a terceira com o corpo agachado, lateralmente, com o corpo virado de frente para a esquerda.

72 - Idem 69; a segunda e a terceira com o corpo em suspensão, de costas.

73 - Idem 69; a segunda e a terceira com o corpo em suspensão, lateralmente, com o corpo virado de frente para a direita.

74 - Idem; a segunda e a terceira com o corpo em suspensão, lateralmente, com o corpo virado de frente para a esquerda.

75 - As 3 manchetes com o corpo agachado. A primeira de frente; a segunda e a terceira de costas.

76 - As 3 manchetes com o corpo em suspensão. A primeira de frente; a segunda de costas para a linha e a terceira de costas para o companheiro.

 

Notas

- Os exercícios desta sequência requerem bom condicionamento físico para que sejam realizados correta e eficientemente. Torna-se importante adotá-los depois das sequências apresentadas anteriormente, uma vez que, as mesmas preparam para esta.

- É muito comum, sobretudo com os iniciantes, os deslocamentos com os braços já preparados para a execução da manchete seguinte. Isso não é bom. O atleta perde velocidade. Na medida em que os mesmos forem ganhando habilidade, o treinador deve estimulá-los a realizar os deslocamentos e executar as manchetes com o corpo absolutamente relaxado.

 

77 - Os dois jogadores iniciam o exercícios posicionados na linha do fundo de uma das quadras, distantes entre si por cerca 3 metros. O exercício consiste passarem a bola com manchetes da linha do fundo até a rede e da rede até a linha do fundo (ida e volta). A bola deve ficar entre eles em todo o trajeto.

No diagrama a seguir, as linhas interrompidas, em vermelho, significam a trajetória da bola. J1 e J2 em azul forte, os posicionamentos iniciais. As linhas tracejadas, em cinza, o espaço em que a bola deve ser passada.

78 - Idem 77, como deslocamento de linha do fundo a linha do fundo - ida e vota. Ao atravessarem pela rede a bola tem que ser passada por cima da mesma.

79 - Idem ex. 78. Ao atravessarem pela rede a bola deve ser passada por baixo da mesma. Não é tarefa simples, pelo menos, no início. Os passes têm que ser feitos com a bola bem baixa, por meio da manchete com o corpo agachado e/ou com um dos joelhos no chão.

 

 

Nota

- Aspectos a serem observados durante a execução dos Exercícios.

 

1 - Os três últimos exercícios parecem muito simples, mas não são tão simples assim. Os jogadores têm que utilizar todos os tipos e maneiras de execução. A bola tem ficar entre eles (3 metros), passadas ora para a direita ora para esquerda. É comum, principalmente numa fase inicial, passes em que a bola chega ao companheiro, mais alta, mais baixa, mais à esquerda, mais à direita, mais curta, mais longa, etc. Nestes casos, o treinador deve insistir para que os jogadores não se afastem da zona pela qual têm que se deslocar. Por exemplo:

- bola mais à direita/esquerda, manchete lateral;

- mais alta, manchete em ligeira suspensão;

- mais baixa, com o corpo agachado e/ou com um dos joelhos no chão.

 

2 - Nos deslocamentos o ideal é que sejam realizados com o corpo o mais relaxado possível. No momento da execução é requerida grande velocidade de movimentos. Uma vez que, como mencionado no item anterior, a bola chega em diferentes alturas e direções.

3 - Considero uma recomendação importante, em adendo ao item 2. Durante os deslocamentos o tronco deve permanecer ligeiramente flexionado e os braços à frente.

4 - É comum o alunos/jogadores quererem realizar a tarefa com pressa. Inicialmente terão dificuldade. Depois, automaticamente, a tarefa será realizada mais rapidamente.

 

Cont. no art. 14, com outra Sequência de Exercícios

 

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