Técnica Individual - Art. 10

- Manchete, para a Recepção do Saque, para o Levantamento e para a Defesa.

- Exercícios para a Aprendizagem e para o Aperfeiçoamento.

 

- Sequência de Exercícios 03 (diagrama a seguir).

Exercícios em dupla, utilizando a largura da quadra. Jogadores executam 2 manchetes consecutivas. A primeira para a direita/esquerda, cerca de 3 metros; desloca-se velozmente na direção da bola e a segunda para o companheiro, que está posicionado no lado oposto da quadra.

No diagrama a seguir, um exemplo da movimentação. Tanto o jogador em verde quanto o em azul, deslocam-se lateralmente para a direira e para a esquerda (como indicam as setas) e executam a segunda manchete para o companheiro com o tipo e maneira mencionado em cada exercício. Coloco duas distâncias. O ideal é começar com a mais curta, à esquerda. Conforme forem melhorando, utilizar a mais longa, à direita.

 

 

 

 

Exercício 27 - Com o corpo de frente para o companheiro.

Exercício 28 - lateralmente, com com o corpo virado de frente para a direita.

Exercício 29 - lateralmente, com o corpo virado de frente para a esquerda.

Exercício 30 - de Costas para o companheiro.

Exercício 31 - Com o corpo agachado, de frente.

Exercício 32 - Com o corpo agachado, lateralmente, virado de frente para a direita.

Exercício 33 - Com o corpo agachado, lateralmente, virado de frente para a esquerda.

Exercício 34 - Com o corpo agachado, de costas para o companheiro.

Exercício 35 - Com o corpo em suspensão, de frente.

Exercício 36 - Com o corpo em suspensão, lateralmente, virado de frente para a direita.

Exercício 37 - Com o corpo em suspensão, lateralmente, virado de frente para a esquerda.

Exercício 38 - Com o corpo em suspensão, de costas para o companheiro.

 

Notas

- Aspectos a serem observados durante a execução dos Exercícios.

 

1 - Recapitulando. Na apresentação dos artigos sobre a manchete dividimos o assunto em três partes, de acordo com suas finalidades:

- para a recepção do saque;

- para o levantamento;

- para a defesa.

Os exercícios sugeridos nessas três primeiras sequências, têm em vista a aprendizagem básica do fundamento. Que, obviamente é essencial para a execução das três funções.

2 - Logo, o professor/treinador deve orientar seus alunos/jogadores a executarem a manchete mentalizando um das funções. Nessas sequências iniciais: o levantamento. Devem dar à bola uma trajetória semelhante ao levantamento de uma bola alta. Este aspecto é importante, pois quando não há esta preocupação, os jogadores passam a bola, um para o outro, sem qualquer objetivo. Nas sequências que se seguirão, os objetivos mudam. De qualquer maneira, deve haver sempre um objetivo e a prática mentalizando os mesmos.

3 - O grau de complexidade dos exercícios sugeridos, pouco a pouco, vai se acentuando. A execução é precedida de deslocamentos curtos (máximo de 3 metros). É comum os alunos/atletas fazerem deslocamentos maiores. Denota falta de controle da bola. O deslocamento sugerido é o que tem que ser feito; nem menor nem menor.

4 - Outro aspecto da maior importância. Não há pressa. É comum, muito comum mesmo, os alunos/jogadores executarem as manchete em deslocamento. Não é bom. O correto é: uma manchte para o alto (cerca de 3 metro), o deslocamento (cerca de 3 metros), para, e executa a outra manchete para o companheiro. Mais tarde, sim, os exercícios serão para dedenvolver a execução em deslocamento. Agora, repito, não há pressa.

5 - Outro artifício muito utilizado. Ao invés de executar a manchete como se pede, os alunos/jogadores dão golpes com efeito. Não deve ser permitido, pelo menos nessa fase inicial. O objetivo é executá-la; a-ca-de-mi-ca-men-te. Mais tarde cada um faz da maneira que desejar. Jogadores consagrados fazem, dão efeitos na bola. Uns fazem bem e conseguem bom aproveitamento, outros...

 

 

Cont. no art. 11, com outra Sequência de Exercícios

 

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra

  Ir para Menu Estratégias/Táticas DO Sistema Ofensivo - Vôlei de Praia  

 

Ir para Menu Estratégias/Táticas do Sistema Defensivo - Vôlei de Praia

Ir para Menu Vôlei de Praia