Técnica Individual - Art. 09

- Manchete, para a Recepção do Saque, para o Levantamento e para a Defesa.

 

- Exercícios para a Aprendizagem e para o Aperfeiçoamento - Considerações Essenciais.

 

- Sequência de Exercícios no 02 (diag. a seguir).

- Objetivo: aprendizagem da execução da manchete.

 

15 - Exercícios em dupla, utilizando a largura da quadra, com uma distância aproximada, de 3 metros. Executam 2 manchetes consecutivas. A primeira para o alto e a segunda com o corpo de frente para o companheiro.

 

 

 

16 - A primeira para o alto e a segunda com o corpo lateralmente, em relação ao companheiro, corpo virado de frente para a direita.

17 - A primeira para o alto e a segunda com o corpo lateralmente, em relação ao companheiro; corpo virado de frente para a esquerda.

18 - A primeira para o alto e a segunda (executa um giro) com o corpo de costas para o companheiro.

19 - A primeira para o alto e a segunda com o corpo agachado, de frente para o companheiro.

20 - A primeira para o alto e a segunda com o corpo agachado, lateral, com o corpo virado de frente para a direita.

21 - A primeira para o alto e a segunda com o corpo agachado, lateral, com o corpo virado de frente para a esquerda.

 

Notas

- No início de cada exercício, sobretudo para iniciantes, a distância entre o jogadores deve ser em torno de 3 metros, a fim de que os mesmos não precisem utilizar a força para executar a manchete. À medida que forem melhorando a execução do exercício, aumentar a distância gradativamente. As distâncias estão demonstradas no diagrama anterior.

- Nos exercícios com o corpo agachado, o jogador deve executar a manchete quando as pernas estiverem flexionadas; nem agachando-se, nem ao estender as pernas. O objetivo deste exercício é, também, desenvolver a resistência muscular localizada nesse ângulo de flexão das pernas e, conseqüentemente, o equilíbrio na execução.

 

22 - A primeira para o alto e a segunda com o corpo agachado, de costas, para o companheiro.

23 - A primeira para o alto e a segunda com o corpo em suspensão, de frente para o companheiro.

24 - A primeira para o alto e a segunda com o corpo em suspensão, lateralmente, com o corpo virado de frente para a direita.

25 - A primeira para o alto e a segunda com o corpo em suspensão, lateralmente, com o corpo virado de frente para a esquerda.

26 - A primeira para o alto e a segunda com o corpo em suspensão, de costas, para o companheiro.

 

Nota

Vale lembrar: nos exercícios em suspensão o salto deve ser dado com uma das pernas e a manchete executada no "ponto morto da impulsão ", nem na subida, nem na descida do corpo.

 

Cont. no art. 10, com outra Sequência de Exercícios

 

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