Técnica Individual - Art. 06

- Manchete para o Levantamento.

 

– Com o Corpo em Suspensão.

É maneira pouco utilizada para o levantamento. Apenas em situações de jogo excepcionais, tais como:

- Bolas mal recepcionadas, defendidas ou que tocam no bloqueio e se dirigem para tocar a rede, na parte de cima da mesma: no caso, a rede não "devolve".
A seguir, uma representação gráfica como exemplo. Na Fig. 1, a bola toca na parte de cima da rede. A tendência é de que ela desça colada na rede. Na Fig. 2, a bola que toca na parte de baixo. De modo geral, a rede devolve e possibilita o levantamento com o corpo agachado.

Na Fig. 3, o jogador-levantador (JL) tem que se deslocar, saltar e fazer o levantamento antes que a bola toque a rede. O corpo está em suspensão e, na maioria das vezes, de frente para a rede.

 

 

 

 

- Em trocas súbitas de direção. Isto é, o jogador-levantador está se deslocando para determinado ponto da quadra e a bola muda de direção.
Na representação a seguir, uma tentativa de exemplificar. JL está se deslocando para a zona de levantamento, por exemplo. A bola, por algum motivo muda de direção. Ele tem que girar sobre seu próprio eixo, saltar e executar o levantamento com o corpo em suspensão. Tudo isso, num movimento muito rápido.

 

 

 

 

 

- Maneiras de Execução.

- De frente, para o ponto do ataque.

- De costas, em relação ao ponto do ataque.

- Lateralmente, em relação ao ponto do ataque.

 

- Procedimentos Importantes.

 

- A execução da Manchete é, quase sempre, precedida de um deslocamento. Logo, não é possível escolher a perna de impulsão.

- O salto é sempre com uma das pernas.

- Após o salto, ou seja, com o corpo no ar o jogador deve tentar o maior equilíbrio possível.

- A manchete deve ser executada no “ponto morto” da impulsão, momento de maior equilíbrio do corpo no ar; nem na subida nem na descida do corpo.

- Como são situações de jogo especiais, muito provavelmente o atacante pode estar distante do ponto em que faz a aproximação final para o ataque. Logo, é extremamente que JL tente bater na bola de maneira que esta saia bem para o alto. Obviamente, a fim de propiciar tempo sificente para JA se aproximar e fazer um bom ataque.

 

 


 

- Manchete com o Corpo Agachado.

 

No artigo 05 focalizamos a manchete com o corpo agachado de frente. A execução é semelhante com corpo voltado para direita/esquerda – Lateral – e/ ou de Costas para o ponto de ataque (PA). Logo, vamos abordar estas duas com maior profundidade.

 

A Manchete Lateral com o Corpo Agachado para o levantamento requer certo raciocínio. É utilizada em duas ocasiões que ocorrem com elevada frequência:

 

1 - em bolas que batem na rede ou muito próximas à rede – o levantamento tem que ser realizado com o corpo perpendicular à mesma;

2 - em bolas em que o jogador-levantador tem que se deslocar da rede para o terço médio da quadra – o levantamento tem que ser realizado com o corpo oblíquo em relação ao ponto do ataque (PA).

 

Nas bolas em que o jogador se encontra perpendicularmente, em relação à rede, o posicionamento das pernas deve ser:

- levantamento para a entrada da rede, apoio deve ser na perna esquerda;

- levantamento para a saída da rede, apoio deve ser na perna direita.

 

Nas bolas em que o jogador encontra-se obliquamente, em relação à rede, o posicionamento das pernas deve ser:

- levantamento para a entrada da rede, apoio deve ser na perna direita;

- levantamento para a saída da rede, apoio deve ser na perna esquerda.

 

Notas

- É essencial o posicionamento das pernas de apoio mais à frente. Permitem maior amplitude de movimentos, do tronco e dos braços, no momento da execução do levantamento; a perna de apoio do mesmo lado da bola leva o jogador a tocar a bola com maior força, o que pode resultar em imprecisão do levantamento.

- É importante também o afastamento das pernas. Garantem equilíbrio do corpo no momento da execução da manchete.

- O levantamento deve ser executado com o corpo rigorosamente agachado; nem no agachamento nem na ascensão do corpo.

 

A seguir, exemplificação gráfica. Repare que os pés de apoio se encontram ligeiramente na frente.

 

 

 

 

- De Costas.

É utilizada em levantamentos em que a bola está muito distante do ponto do ataque. JL desloca e só consegue chegar ao PL para executar a manchete de costas.

No diagrama a seguir, alguns exemplos de pontos dos quais o levantamento é feito por meio da manchete com o corpo agachado, de costas para o PA.

 

 

 

 

Os procedimentos são semelhantes aos mencionados nas maneiras de execução anteriores. Como a situação é especial, o mais importante é o JL chegar a tempo de executar o levantamento. Ou seja:

- o afastamento e o ângulo de flexão das pernas são os mesmos, ou melhor, semelhantes

- a perna mais à frente, não é aspecto importante; pode ser com qualquer uma das duas.

 

Nota

 

Procedimento da maior importância: a bola deve sair bem alta do PL de maneira que chegue alta no PA.

 

Continuação no artigo 07 com a Manchete para a Defesa

 

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra

  Ir para Menu Estratégias/Táticas DO Sistema Ofensivo - Vôlei de Praia  

 

Ir para Menu Estratégias/Táticas do Sistema Defensivo - Vôlei de Praia

Ir para Menu Vôlei de Praia