Estratégias/Táticas - Artigo 92

- Estratégias / Táticas Ofensivas

 

- Estratégias/Táticas Defensivas para Neutralizar as Combinações de Ataque.

 

- Combinações de Ataque com 2 Atacantes no Primeiro Tempo.

- Procedimentos no Bloqueio.

 

B3

O Bloqueador-Central, de modo geral, o maior especialista em bloqueio de bolas de 1º. Tempo. Deve se incumbir do bloqueio do atacante da bola de 1º Tempo Central, quase sempre à frente do levantador.

 

1ª. Atribuição – Responsabilidade Principal.

- Bloqueio da Bola de 1º Tempo Central, de modo geral Cabeça Frente.

 

2ª. Atribuição – Responsabilidade Secundária.

De acordo com a determinação tática adotada:

- bloqueio da 2ª. Bola de Tempo, de modo geral, às costas do levantador;

- bloqueio da bola mais distante em relação ao centro da combinação.

 

Nota

Como se trata de uma combinação cujo centro de dá do centro para a saída da rede, os dois bloqueadores envolvidos nos bloqueio das bolas de tempo são B3 e B4. Respectivamente à frente e atás do levantador.

 

Nos diagramas a seguir, os posicionamentos de B3 e seus deslocamentos para compor bloqueios duplos com B4 e B2. Repare que B2 (no diag. 10) se responsabiliza por uma das bolas de tempo, à frente do levantador, porém, um pouco mais afastada.

 

 

B4

 

1ª. Atribuição – Responsabilidade Principal.

- Bloqueio da 2ª. Bola de Tempo, Cabeça Atrás.

 

2ª. Atribuição – Responsabilidade Secundária.

De acordo com a tática estabelecida:

- bloqueio da 2ª. Bola de Tempo, à frente do levantador;

- bloqueio de 2ª. Bola, executada entre a centro e a saída da rede (da quadra oposta).

Nos diagramas a seguir, utilizando as mesmas combinações como exemplo, a movimentação de B4.

 

 

B2

 

1ª. Atribuição – Responsabilidade Principal.

- Bloqueio da bola mais distante em relação ao centro da combinação; geralmente na pos. 4 da quadra oposta (diag.13).

 

2ª. Atribuição – Responsabilidade Secundária.

De acordo com a tática estabelecida:

- bloqueio da 2ª. Bola de Tempo, à frente do levantador (diag. 14).

 

Nos diagramas a seguir, utilizando as mesmas combinações como exemplo, a movimentação de B2. No diag. 13, B2 na Posição Fundamental Fechada, desloca-se para à direita para cumprir sua 1ª. Atribuição. Para à esquerda, a fim de compor o bloqueio duplo (com B3) para a bola de tempo Cabeça Frente. Quando ele é executada do tipo Esquerda, é boa a possibilidade dele poder ajudar.

No diag. 14, está posicionado de frente para uma das bolas de tempo, uma vez que, a 2ª. Bola é finalizada na saída da rede (por A5).

 

Nota

Uma boa estatura é indispensável para o bloqueio de bolas de tempo. Quando o bloqueador da pos. 2 (B2) é o Oposto, geralmente atletas de boa estatura, a função de bloqueio das bolas de tempo é, em tese, exeqüível com maior eficiência; quando o Levantador, geralmente atletas de menor estatura, a execução da função torna-se bem mais complicada.

 

 

A fim de traçar estratégias e táticas de bloqueio para o confronto contra combinações que utilizam dois atacantes no 1º. Tempo, é indispensável que a equipe disponha de jogadores com boa estatura e, sobretudo, capacidade técnica para bloqueio de bolas de tempo.

 

Continuação no artigo 93, com Procedimentos na Defesa.

Voltar ao Menu Estratégias / Táticas - Vôlei de Quadra.