Estratégias/Táticas - Artigo 78

- Estratégia/Táticas - Defensivas.

- Estratégia Defensiva p/ Neutralizar Combinações com o Centro entre o Meio e a Entrada da Rede (pos. 2).

- Combinações c/ 2 Atacantes na Rede.

- Combinações com o Centro entre o Meio para a Entrada da Rede (pos. 4).

 

- Procedimentos na Defesa.

Os defensores, como sempre, devem considerar que as combinações podem ser finalizadas com:

- bloqueio duplo;

- bloqueio simples;

- sem bloqueio.

1 - Defensores colocados na Posição Fundamental, aguardam o passe.

2 - Com o passe apropriado às combinações, permanecem na PF.

3 - Após o levantamento da bola para um dos atacantes da combinação, ajustam-se, a fim de ficarem de frente para o ataque.

Devem considerar os seguintes aspectos.

A - Ataque finalizado com bloqueio duplo ou triplo, grande probabilidade de sucesso do bloqueio ou do amortecimento da bola pelo bloqueio. Os defensores devem estar atentos às bolas ricocheteadas no bloqueio e às "largadas".

B - Ataque finalizado com bloqueio duplo "quebrado" ou simples. Menor possibilidade de sucesso do bloqueio. Os defensores devem estar atentos às bolas que passam entre os bloqueadores e às atacadas mais para baixo.

C - Ataque finalizado sem bloqueio. Probabilidade mínima de sucesso da defesa. Pela velocidade da bola, o tempo de reação do homem não é suficiente para sua realização.

O sucesso do Sistema Defensivo é conseqüência da produção eficaz dos bloqueadores e defensores; suas funções são interdependentes. Apresento a seguir, os procedimentos e atribuições dos defensores, independentemente da manobra de bloqueio executada e do número de bloqueadores.

D1

- Defesa das bolas atacadas à direita do bloqueio.

Nota

O posicionamento de D1 é bastante desfavorável. É grande a incidência de bolas atacadas com muita potência:

- da "Chutada" de Meio;

- das Meias Bolas atacadas imediatamente à direita (na visão do defensor) do ponto em que a "Chutada" de Meio.

Com um fator complicador: é muito curto o espaço entre o posicionamento do defensor e os pontos em que estas bolas são atacadas.

- Defesa das Bolas "Largadas" à direita do bloqueio, atrás da linha de ataque e da linha lateral (em que está posicionado) até o centro da quadra.

Nota

É atribuição do bloqueador que não participa do bloqueio a recuperação das bolas "largadas" dentro da zona de ataque. B4 e B2 a defesa da bola "largada" no ataque da Bola de Tempo, atrás do bloqueio e dentro da zona de ataque.

 

- Defesa de todas as bolas que ricocheteiam no bloqueio e saem da quadra á direita. No caso da 2a. Bola, atacada do centro para extremidade da rede, é grande a probabilidade das bolas atacadas que tocam no bloqueio e as "exploradas" do bloqueio; ambas, com elevada freqüência, saem da quadra pela linha lateral próxima do ponto em que o D1 está posicionado.

- Segunda ação, após a defesa de um companheiro, em todas as bolas das combinações.

No diagramas a seguir, a representação gráfica do posicionamento de D1 e as direções das Bolas de Tempo e das 2as. Bolas.

 

D5

- Defesa das bolas atacadas à esquerda do bloqueio.

- Defesa das bolas "largadas" à esquerda do bloqueio. É sua atribuição a defesa das bolas "largadas" dentro da zona de ataque pelo atacante da 2a. Bola, entre o levantador e o ponto em que a 1a. Bola é levantada/atacada (centro da rede).

Nos diagramas 13 e 14 a seguir, as zonas de incidência de "largadas" estão destacadas com linhas interrompidas em laranja.

 

 

Nota

Cabe ao D5 a recuperação das "largadas" na zona de ataque nos casos mencionados nos diagramas 13 e 14, em virtude de o B4 está deslocando para a cobertura do bloqueio ou estar envolvido no mesmo.

- Defesa de todas as bolas que ricocheteiam no bloqueio e saem da quadra à esquerda.

- Segunda ação, após a defesa de um companheiro, em todas as bolas das combinações.

 

D6

- Defesa das Bolas atacadas no fundo da quadra, que passam pelo bloqueio (simples ou duplo) à esquerda e/ou à direita, por cima e, nos casos em que o bloqueio é duplo, entre os bloqueadores.

Notas

- As bolas atacadas no segundo terço da quadra são de responsabilidade do D1 e do D5. Desta maneira a quadra fica plenamente coberta, como está demonstrado no diagrama a seguir.

- O Posicionamento do D6 é no centro da quadra. De acordo com as características dos atacantes da equipe adversária, o D6 pode se posicionar, antecipadamente, mais para à direita ou mais para à esquerda.

No diagrama a seguir, como exemplo, coloquei o ataque da 2a. Bola (de A3) imediatamente após o ponto da 1a. Bola. No caso é grande a probabilidade do ataque ser na pos. 1. Logo, D6 pode se posicionar mais para sua direita.

 

 

- Defesa das bolas atacadas por meio de "largada", "meia batida", mal atacadas, etc... na região central da quadra. No diagrama a seguir, está destacada a zona em que estes tipos de ataque são freqüentes.

 

 

- Defesa das bolas que tocam no bloqueio e se dirigem para o fundo ou para fora da quadra. Inclusive as que encobrem o D1 e o D5.

- Segunda ação, após defesa de um companheiro, nas bolas que se dirigem para o fundo da quadra.

Nota

Nunca é demais lembrar que a função do D6 requer elevado discernimento tático individual. Ele deve tomar decisões - também - de acordo com sua sensibilidade, após a saída da bola das mãos do levantador. Vale lembrar que o tempo tomar decisões de ordem tática e para deslocamentos é mínimo.

Cont. no art. 79 com a Combinação com o Centro entre o Meio e a Entrada da Rede, com 2 Atacante na Rede e 1 do Fundo.

Voltar ao Menu Estratégias/Táticas - Vôlei de Quadra.