Estratégia/Tática - Artigo 17

Estratégia/Tática Coletiva - Recepção do Saque

 

- Treinamento Tático Coletivo.

 

Na parte do treinamento global destinada, exclusivamente, à recepção do saque, o treinador deve estabelecer dois tipos de sessão:

1 - o treinamento técnico individual, que visa melhorar a capacidade de execução dos fundamentos necessários ao bom desempenho de cada jogador;

2 - o treinamento tático específico, que visa a organização dos jogadores, em cada uma das 6 rotações.

Dependendo da fase do treinamento, a proporção de cada tipo, aumenta ou diminui. Nas fases mais distantes da competição, a proporção do treinamento técnico é maior em relação ao tático; nas mais próximas, o inverso.

O treinamento tático específico tem como objetivos, praticar:

- a organização do posicionamento de todos os jogadores na quadra, passadores ou não;

- a movimentação, de acordo com as atribuições, de cada um dos passadores;

- melhorar o entrosamento entre os passadores.

 


 

- Exercícios para o Treinamento Tático da Recepção do Saque.

 

- Seqüência de Exercícios No 1 - com Saque Executado pelo Treinador.

 

A equipe disposta na quadra. O treinador e mais dois colaboradores, colocados na Zona de Saque, executam saques sem qualquer dificuldade, para que a equipe - em conjunto - recepcione. No diagrama a seguir, coloco uma equipe com 5 passadores e as suas respectivas movimentações. Os saques devem ser dirigidos em vários locais da quadra, de maneira que os passadores possam a praticar a recepção após os deslocamentos, de cada posição. O número de saques que cada qual tem que executar, em cada rotação depende do número de bolas disponíveis para o treinamento e, portanto, deve ser estabelecido a critério do treinador. A freqüência deve ser de um saque de 2 em 2 segundos; tempo necessário para a equipe se rearmar, após cada recepção. Caso o treinador queira exercitar o levantador, os saques são desferidos depois que este, após executar o levantamento, retorna ao seu posicionamento.

 

 

Notas

- No diagrama anterior, exemplifiquei a ordenação da seqüência de exercícios, com uma equipe com 5 passadores. Nas equipes que recepcionam com 4, 3 ou 2 passadores, a mecânica é a mesma. Inclusive os jogadores que não participam da recepção, devem participar.

- Também no diagrama, apresento a direção dos saques desferidos do ponto C, da Zona de Saque. As mesmas devem ser reproduzidas nos pontos C e A.

 

Ex. 01 - Os treinadores ou colaboradores executam saques, intercaladamente. Os que estão nos pontos A e C, executam saques para a diagonal, e o que está no ponto B, para o centro da quadra. Os saques devem ser Curtos, Médios e Longos.

Ex. 02 - Idem ex. 01, invertendo a direção dos saques. Os treinadores que estão nos ponto A e C, sacam para a paralela e o que está no ponto B saca enviesado, para os dois lados.

Ex. 03 - A mesma mecânica dos exs. 01 e 02, com o treinador ou os colaboradores sacando livremente, em qualquer local da quadra.

 

Cont. no art. 18, com outra Sequência de Exercícios

 

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra