Estratégia/Tática - Artigo 16
Estratégia/Tática Coletiva - Recepção do Saque
- Treinamento Tático, Associado às Demais Funções do Sistema Ofensivo
- Exercícios de Aplicação.
Nos artigos sobre a Técnica Individual que abordam a manchete e o toque acima da cabeça, apresento várias seqüências de exercícios, cujo objetivo é o de aperfeiçoar a capacidade dos jogadores que atuam recepcionando o saque.
No momento em que é praticada como função do sistema ofensivo, deve ser treinada de duas maneiras, isto é:
- como ação estanque
- como ação vinculada
- Como ação Estanque.
É o treinamento, uma por uma, das disposições táticas, de cada um dos seis rodízios. Neste tipo de prática é possível estabelecer o procedimento individual de cada jogador, que recepciona ou não.
Vamos tomar com exemplo o diagrama que se segue. A equipe está realizando o rodízio No. 1 - em vermelho ao lado. Os jogadores 5 e 2 recepcionam em todos os rodízios e o Líbero compõe o sistema de recepção com 3 jogadores. Vejamos, por exemplo, alguns procedimentos que podem ser estabelecidos.
O No. 5, que não está na linha de ataque, assume maior parte da quadra - setas em azul claro..
O No. 2, que está na rede, ocupa menor parte (setas em azul marinho).
O Líbero é responsavel pela bolas direcionadas na faixa central da quadra.
O atacantes 4 e 3, esperam a passagem da bola para iniciarem seus deslocamentos.
O No. 2, receptor-atacante, recepciona e aproxima-se para o ataque. Quando não recepcionar, deve iniciar a aproximação antecipadamente.
Etc...
Nota
Os procedimentos são pré-estabelecidos de acordo com as características e aptidões dos jogadores envolvidos no sistema. São, de modo geral, rígidos e devem ser praticados tendo em vista ao perfeito entrosamento entre todos e, por conseguinte, ao melhor funcionamento possível. Considero importante, contudo, que a equipe esteja preparada para fazer ajustes, no decorrer da partida.
Concluindo, no treinamento Estanque, apenas da recepção, o treinador dispensa a participação dos atacantes e fixa-se apenas na prática dos procedimentos dos jogadores que a executam. Vale lembrar que, em um planejamento bem elaborado, este tipo de treinamento está previsto para aperfeiçoamento da técnica individual.
- Como Ação Vinculada.
É o modelo em que o Sistema Ofensivo - recepção, levantamento, ataque e cobertura do ataque, como todo, será treinado. Vamos utilizar o diagrama que se segue para exemplificar.
Treinadores e/ou colaboradores (T em verde) executam saques - com diferentes trajetórias - para a equipe disposta na recepção. Rodízio por rodízio, todos os seis.
O treinador deve dirigir o treinamento com o propósito de ajustar as ações de todos os jogadores envolvidos no sistema, de acordo com, por exemplo:
- cada tipo de saque;
- cada trajetória da bola - curta, média, longa;
- cada direção que a bola toma.
Deve estabelecer, diante de um saque em que a bola é direcionada para a pos. 5 da quadra:
- quais procedimentos No. 5 e o Líbero tomarão para a recepção;
- quais procedimentos No. 4, No. 3 e No. 2 adotarão para o ataque;
Da mesma maneira, nos saques direcionados para a pos. 1:
- quais procedimentos Libero e no. 2 adotarão para a recepção;
- quais procedimentos o levantador e os atacantes terão que adotar.
Idem, para o caso dos saque direcionados para a faixa central da quadra.
No diagrama a seguir, as trajetória da bola sacada (stas em verde claro) e a movimentação de todos os jogadores. A infiltração do Levantador, No. 1, para a Zona de Levantamento (linha tracejada em verde). De No. 4 e No. 3 para o ataque (setas em veremlho claro). De No.2, que está formado na recepção, para o ataque no terço central da rede (seta em vermelho forte). No. 5 e o Libero (L) participam da recepção, mas não atacam.
Esse é o trabalho a ser realizado. Simular todas as possibilidades de saque e os respectivos procedimentos a serem adotados por todos os jogadores. O objetivo deve ser o de consolidar a recepção do saque, função de vital importância para a eficência da estratégia ofensiva.
Notas
- Chamo atenção para a necessidade de estabelecimento dos procedimentos e a prática dos mesmos, em cada um dos seis rodízios.
- No diagrama anterior, utilizei como exemplo a recepção com 3 jogadores. Em equipes que colocam 2, 4 ou 5 passadores os procedimentos são outros e requerem bastante entrosamento.
Cont. no art. 17, com Treinamento Tático Coletivo - Seqüências de Exercícios.
Home