Dica: Controle da Bola - Utilidade para o Aperfeiçoamento do Levantamento

 

Na continuidade da Apresentação das Dicas para o Aperfeiçomento do Controle da Bola, vamos ver de que maneira o exercício de controle com a utilização das linha da quadra pode contrinuir para o Aperfeiçoamento do Levantamento. Recaptulando:

- na primeira, apresentei um modo com a utilização das linhas da quadra.

- na segunda, com a utilização da rede.

- na terceira, a utilização das linha para o aperfeiçoamento da Recepção do Saque.

Em todas elas sugeri alguns exercícios a título de exemplo. Nesta quarta, vamos ver de que maneira o controle da bola pode ser útil à execução dos levantamentos, em diferentes situações que ocorrem frequentemente em jogo.

Antes de iniciar considero importante chamar atenção para alguns aspectos:

 

1 - O Levantamento é executado de um Ponto da Quadra (PQ) para o Ponto do Ataque (PA).

2 - A trajetória da bola é uma linha, que pode ser retilínea ou curva;

3 - Os PAs são variáveis, pode ser: mais alto/baixo; mais próximo/afastado, em relação à extremidade da rede; mais próximo/afastado, em relação à rede;

4 - O ideal é que o jogador que executa o levantamento esteja com o seu corpo rigorosamente de frente para o PA. No caso, pode utilizar: o Toque ou Manchete, de Frente para o Alvo.

5 - Muitas vezes não é possível posicionar-se de frente, logo o levantamento terá que realizado com o Toque ou a Manchete, Lateralmente ou de Costas em relação ao alvo.

Na figura a seguir, os dois exemplos de trajetória, os pontos do levantamento e os pontos do ataque.

 

 

Considerando aspectos expostos, de que maneira pode ser útil a prática do Controle da Bola realizado nas linhas da quadra.

Nos exercícios os dois jogadores têm que executar a ação, passes, levantamento, defesa, (com toque e/ou manchete) de maneira que a bola volte à linha na qual o exercício está sendo realizando; independentemente do ponto em que a bola se encontra.

Na fig. 2, a Linha da Quadra, os pontos em que os jogadores esperam a bola (retângulos em laranja), os pontos em que executam os levantamentos, as trajetórias da bola levantada (linha tracejada em vermelho).

Recapitulando a dinâmica dos exercícios: os jogadores se deslocam, alternadamente, executam os levantamentos (de seja qual for o ponto) e voltam imediatamente ao seu respectivo ponto de expectativa a fim de receber o levantamento do companheiro. O ideal é conseguir executar o levantamento de frente para o ponto de expectativa.

 

 

Vamos aos exercícios.

Ex. 01 - O Treinador define:

- a Zona de Levantamento (ZL). No exemplo do diagrama a seguir, são em frente ao jogador que recebe o saque (colchete em verde).

- o afatamento em relação à rede; cerca de 1 metro (linha paralela à rede tracejada em vermeho).

- a altura da trajetória.

O Treinador, no centro da quadra (círculo em vermelho), alça bolas nas ZLs. O jogadores (J1 e J2) partem, alternadamente, dos posicionamento para a recepção do saque. Apoiam a perna mais próxima à rede; a direita no levantamento para a entrada; a esquerda para a saída da rede (os retângulos em amarelo no no detalhe ao lado). De modo se posicionarem rigorosamente de frente para o alvo. Executam o levantamento para a extremidade à sua frente; com o Toque.

Importante: realizar o exercício partindo dos dois posicionamento para a recepção e, claro, levantar nas duas ZLs.

Ex. 02 - Idem ex. 01, os levantamento por meio da Manchete.

 

Nota

O apoio é com a perna mais próxima à rede, a fim que o jogador "mate" a velocidade do corpo em deslocamento e, por conseguinte, execute o levantamento com equilíbrio absoluto.

 

 

 

Ex. 03 - Mesma dinâmica. Os jogadores partem dos posicionamento de bloqueio. J2 para o levantamento na saída, J1 para a entrada da rede. Sem de frente para o alvo, com o Toque.

Ex. 04 - Idem ex. 03, o levantamento por meio da Manchete.

 

Nota

Repare, no detalhe ao lado, que a perna que o jogador tem que apoiar é contrária à dos exercícios 1 e 2. O jogador "mata" a velocidade do corpo em deslocamento e, consequentemente, não se desequilibra afastando-se da rede.

 

 

 

Ex. 05 - Idem ex. 03. O levantamento com a Manchete. Ex. 05. Os jogadores partindo dos posicionamento de bloqueio. O treinador lança as bolas no limiar dos terços inicial e médio da quadra. J1 levanta para a entrada e J2 para a saída da rede. Com o Toque.

Ex. 06 - Idem ex. 04, com a Manchete.

 

 

 

Nota

Os deslocamentos devem ser feitos com velocidade máxima. O apoio da perna para garantir o equiíbrio é o mesmo dos exercícios 03 e 04. Agora, uma pequena mais importante diferença.

- J1 parte do posicionamento de bloqueio, desloca, chega girando com a perna direita, apoia a esquerda e executa o levantamento para a entrada da rede.

- J2, o contrário, chega girando com a perna esquerda, apoia a direita e executa o levantamento para a saída da rede.

Este procedimento tem em vista conseguir o posicionamento rigorosamente de frente para o alvo.

Na figura a seguir, repare que J1 chega com a perna direita girando até que ela fique de frente para o alvo. J2, com a perna esquerda. Em ambos os caso, a trajetória do levantamento é em linha reta, entre o ponto do levantamento (PL) e o ponto do ataque e o (PA).

Muito importante: quanto mais do fundo da quadra o levantamento for executado, mais alta a bola tem que sair das mãos do jogador que o executa; de maneira que chegue alta no PA.

 

 

Conclusão.

Dependendo da capacidade de seus jogadores, o Treinador pode e deve realizar os exercícios sugeridos com o Toque e a Manchete:

- com os pés no chão - lateralmente e de costas (inverter os pontos de partida), em relação ao alvo;

- com o corpo em suspensão - lateralmente e de costas, em relação ao alvo;

- com um dos joelhos no chão - de frente, lateralmente e de costas, em relação ao alvo.

São habilidades requeridas em diversas situações de jogo, sobretudo em jogos de campeonatos de alta competitividade.

A sequência de exercícios apresentada é excelente meio para a aprendizagem correta do levantamento, com a adequada execução dos fundamentos; o toque e a manchete. Portanto, a aprendizagem como todo começa nos exercícios de controle da bola no início do treinamento.

 

- Aspectos a serem observados durante a Execução dos Exercícios.

1 - Nos primeiros passos da Aprendizagem, o Treinador deve fazer seus jogadores entenderem os porquês dos apoios com uma e/ou com outra perna. Repetindo: a fim de garantir equiíbrio perfeito para a execução do fundamento, o Toque ou a Manchete.

2 - A sessão deve levar em conta a perfeita execução dos exercícios propostos. Logo, sugiro, uma ação, a correção, outra ação, a correção e assim por diante. Não há necessidade de acelerar o processo.

3 - Com jogadores mais capacitados tecnicamente, é possível amumentar a frequência nos lançamentos das bolas (pelo treinador) e a velocidade nos deslocamentos. O que influirá na intensidade do treinamento. Nunca é demais lembrar: neste caso, o tempo máximo dos estímulos deve girar em torno de 40 segundos; atividade aneróbia lática.

4 - O Treinador deve estabelecer os pontos em que a bola deve ser levantada. Os alvos, ponto do ataque. A altura da trajetória da bola. Incicialmente, recomentos optar por levantamentos que serão utilizados pela dupla. É modo de se estabelecer, gradativamente, a estratégia de ataque do time.

 

Controle da Bola nas Linhas da Quadra para a Aperfeiçoamento do Levantamento - Parte 2.

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