Dica: Controle da Bola.

 

Controle da Bola utilizando a Rede.

Na Dica anterior, apresentei sugestões de exercícios para aperfeiçoar o controle da bola utilizando as linhas da quadra. Neste agora, mais algumas sugestões. Os objetivos:

- Diversificar esse tipo de atividade;

- Submeter os atletas a atividades desafiadoras que aumentam a motivação para atiividade - de modo geral - considerada sem importância;

- Oportunidade para aperfeiçoar o Toque e a Manhete.

Ex.. 01 – Cada jogador de um lado da rede, afastados da mesma cerca de três metros. Executam dois Toques de Frente. O primeiro para cima, sobre sua própria cabeça (cerca de 3 metros). O segundo para o companheiro que está do lado oposto da rede, que executa os mesmos dois toques e assim por diante. O treinador estabelece a duração (em minutos) do exercício.

Ex. 02 – Idem ex. 01. Os dois toques com a Manchete de Frente.

Ex. 03 – Agora, o primeiro Toque é de Frente e o segundo Lateral, com o corpo de frente para a direita e com o corpo virado para esquerda; alternadamente.

Ex. 04 – Idem ex. 03, com a Manchete Lateral.

Ex. 05 – Mesma dinâmica. O primeiro Toque de Frente. O segundo de Costas para o companheiro no lado oposto da rede.

Ex. 06 – Idem ex. 05, com a Manchete.


 

Nota

Com jogadores com maior capacidade técnica, sugiro inserir na sequência os Toques e Manchetes com o Corpo em Suspensão e com o Corpo Agachado. Sempre os primeiros de Frente e os segundos Lateral e de Constas, em relação ao companheiro que se encontra no lado oposto da rede.

 

Ex. 07 – A disposição dos jogadores é diferente. Ambos no mesmo lado da rede. A cerca de meio metro da mesma. Executam dois Toques. O primeiro para o alto e o segundo para o companheiro. Ambos de Frente.


 

Nota

A bola tem que ficar a cerca de meio metro da rede. No caso de a bola ser tocada afastada mesma, o jogador que a recebe dá o primeiro no sentido da rede, de maneira que a bola volte à proximidade da rede sugerida, e o segundo para o companheiro.

 

Ex. 08 – Idem ex. 07, com duas Manchetes de Frente.

Ex. 09 – Dois Toques. O primeiro de Frente e o segundo Lateralmente, ora com o corpo de frente ora com corpo de costas para a rede. Lembrando a bola deve ficar a meio metro da rede, o que constitui dificuldade a ser superada.

Ex. 10 – Idem ex. 09, com a Manchete.

Ex. 11 – Mesma dinâmica. Agora os segundos Toques são de Costa para o companheiro.

Ex. 12 – Idem ex. 11, com a Manchete.

Nota


Como foi sugerido anteriormente, com jogadores com maior capacidade técnica, sugiro inserir na sequência os Toque e Manchetes com o Corpo em Suspensão e com o Corpo Agachado. Sempre os primeiros de Frente e os segundos Lateral e de Costas, em relação ao companheiro que se encontra no lado oposto da rede.

 

Ex. 13 – Agora, o exercício é realizado individualmente. Apenas por meio da Manchete. Os jogadores, afastados cerca de um metro da rede, executam Manchetes consecutivas de Frente, de maneira a bola toque na rede e volte ao ponto que os mesmos se encontram para nova manchete.

 

 

Ex. 14 – O mesmo princípio, executando a Manchete de modo que a mesma bata e volte. Agora, os jogadores começam numa das extremidades da rede. Deslocam-se lateralmente até a outra extremidade e voltam também deslocando lateralmente.

Ex. 15 – Mesma dinâmica. A segunda Manchete com um dos joelhos no chão. Ora com o da perna direita ora com a esquerda.

Ex. 16 – Deslocando de uma extremidade a outra (ida e volta) executando as Manchetes com um dos joelhos no chão.

Ex. 17 – Mudando novamente a dinâmica. Cada um do lado da rede. Passando a bola um para o outro por baixo da rede.

Ex. 18 – Idem ex. 17 (com a bola passando por sob a rede), com os dois deslocando lateralmente de uma extremidade a outra (ida e volta).

Ex. 19 – Continuamos com cada jogador de um lado da rede. Agora, executando duas manchetes consecutivas. Dá a primeira para o alto, deixa a bola cair até abaixo do bordo inferior da rede, e passa para o companheiro do outro lado da rede, que faz o mesmo.

 


Nota

Nos exercícios em que a bola é passada por sob o bordo inferior da rede, a Manchete tem que ser executada com grau acentuado de flexão das pernas. É recomendável executá-la também com um dos joelhos no chão; garante maior equilíbrio para a execução.

 

Ex. 20 – Mesma dinâmica do ex. 19. Agora os jogadores executam a ação deslocando de uma extremidade a outra da rede (ida e volta).

 

- Aspectos a serem observados durante a execução dos Exercícios.

 

1 - Na sequência de exercícios de 01 a 06 o treinador deve aproveitar para corrigir as execuções do Toque e da Manchete. Nunca é demais repetir alguns aspectos da técnica individual:

a - afastamento das pernas semelhante à largura dos ombros; boa base;

b - flexão e extensão das pernas e dos braços coordenadas, respectivamente, com o momento que antecede o contacto (chegada da bola) e no momento exato do contacto (impulsionamento da bola);

c - a perna de apoio para a execução: bola à direita, perna direita; bola à esquerda, perna esquerda;

d - ponto de contacto com a bola no Toque; rigorosamente sobre o eixo longitudinal do corpo (fig. 1);

 

 

e - ponto de contacto com a bola na Manchete; a frente do corpo numa distância de aproximadamente meio metro, na altura da cintura e como os braços ligeiramente semiflexionados (fig. 2);

 

 

 

f - a trajetória da bola deve ser semelhante a de um levantamento, isto é, deve sair alta do jogador que o executa a fim de que chegue alta ao jogador que o recebe; cabe a este se deslocar e colocá-la sobre o ponto ideal para o contacto.

 

2 - Na sequência de 07 a 12, é fundamental observar a perna de apoio para a execução tanto do Toque quanto da Manchete. Ocorre de o companheiro passar a bola mais afastada da rede. Nesse caso que a recebe deve tocá-la para o ponto sugerido (meio metro da rede), apoia a perna que está próxima à rede e executa o Toque ou a Manchete. Nas ações de Frente: toque para a entrada da rede; perna de apoio direita; para saída, perna esquerda. Nas ações de Costas, o contrário.

3 - Na sequência de 13 a 20, a Manchete é executada com acentuado grau de flexão das pernas. Em alguns casos, a fim de garantir melhor equilíbrio é necessário colocar um dos joelhos no chão. Vale lembrar: bola à direita, joelho direito no chão; bola à esquerda, joelho esquerdo no chão. Procedimento contrário a perna tolhe o movimento dos braços.

4 - Em todos os exercícios, o Treinador pode fazer a opção entre o tempo de duração ou o número de repetições.

 

Na póxima Dica farei sugestões de exercícios mais complexos, mais adequados a jogadores envolvido em níveis mais altos de competitividade; breve.

 

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