Téc. Individual - Art. 16
Elementos e Recursos Fundamentais para a Técnica Individual no Bloqueio e Manobras.
- Exercícios para a Aprendizagem e Aperfeiçoamento do Bloqueio após Deslocamentos.
- Exercícios de Bloqueio de Ataques por Jogadores, após os Deslocamentos.
Daremos continuidade à numeração das Sequências e dos Exercícios para Aprendizagem e para o Aperfeiçoamento - Fundamento e Bloqueio após Deslocamentos. Logo, com a Sequência 18 e o Exercício 122.
- Sequência de Exercícios No. 18
- Objetivos dos Exercícios.
Familiarizar o bloqueador com: - com os deslocamentos; - a execução do fundamento, após os deslocamentos; - o tempo de bloqueio; - os impactos da bola.
Como nos exercícios das seqüências anteriores, realizá-los de acordo com uma progressão que leva em conta a complexidade:
1- Companheiro atacando do chão.
2 - Companheiro atacando sobre uma plataforma.
3 - Companheiro atacando bolas alçadas pelo treinador.
Os ataques devem ser executados pelos companheiros. As vantagens, no caso: os ataques assemelham-se aos encontrados nos jogos e estimulam a solidariedade entre companheiros.
Nota
Os exercícios devem ser realizados a ordem/progressão acima e aproveitando-se, com nas sequências anteriores, dos pontos da rede mencionados na representação gráfica abaixo.
122 - Jogadores dispostos 3 a 3. Um desferindo Ataques do Chão, outro recolhendo bolas e o terceiro praticando o exercício. Bloqueio após deslocamento por uma Passada Lateral Natural.
Notas
- Durante a execução de todos os exercícios desta sequência os jogadores devem olhar para o companheiro que está atacando. A fim de observar seus movimentos do corpo, dos braços e das mãos.
- Os companheiros que atacam não devem evitar o bloqueio. Devem procurar acertar as mãos do companheiro; é este que está praticando.
BE: - no ponto 3 - desloca para o ponto 2 - bloqueio; - no ponto 3 - desloca para o ponto 4 - bloqueio; - no ponto 6 - desloca para o ponto 7 - bloqueio; - no ponto 6 - desloca para o ponto 5 - bloqueio.
BM: - no ponto C - desloca para o ponto 5 - bloqueio; - no ponto C - desloca para o ponto 4 - bloqueio.
Nota
BE = bloqueadores das extremidades; BM = Bloqueadores de meio (centrais).
123 - Idem exercício 122, com o Ataque do Companheiro sobre uma Plataforma.
124 - Idem exercício 122, com o Ataque do Companheiro de Bolas alçadas pelo Treinador.
Nota
O companheiro deve alçar a bola no momento em que o bloqueador sai do ponto inicial. O ataque, portanto, se dará no momento em que o mesmo estiver chegando à posição. Entre os iniciantes o treinador deve atacar, pois a imprecisão acarreta riscos de contusão no rosto.
125 - Idem exercícios anteriores. Bloqueio após uma Passada Lateral Longa. O Ataque do Chão.
BE: - no ponto 3 - desloca para o ponto 2 - bloqueio; - no ponto 3 - desloca para o ponto 4 - bloqueio; - no ponto 6 - desloca para o ponto 7 - bloqueio; - no ponto 6 - desloca para o ponto 5 - bloqueio.
BM: - no ponto C - desloca para o ponto 5 - bloqueio; - no ponto C - desloca para o ponto 4 - bloqueio.
126 - Idem exercício 125, com o Ataque do Companheiro sobre uma Plataforma.
127 - Idem exercício 125, com o Ataque do Companheiro de Bolas Alçadas pelo Treinador.
128 - Bloqueio após deslocamento combinando duas Passadas: uma Lateral de Ajuste e uma Lateral Natural. O Ataque do Chão.
BE: - no ponto 3 - desloca para o ponto 2 ou mais - bloqueio; - no ponto 3 - desloca para o ponto 4 ou mais - bloqueio; - no ponto 6 - desloca para o ponto 7 ou mais - bloqueio; - no ponto 6 - desloca para o ponto 5 ou mais - bloqueio.
BM: - no ponto C - desloca para o ponto 3 - bloqueio; - no ponto C - desloca para o ponto 6 - bloqueio.
129 - Idem exercício 128, Ataque do Companheiro sobre uma Plataforma.
130 - Idem exercício 128, Ataque do Companheiro de Bolas Alçadas pelo Treinador.
Nota
O treinador deve adaptar as distâncias as serem percorridas nos deslocamentos de acordo com a capacidade dos jogadores. Os jogadores que atacam devem ser posicionados nos pontos sugeridos nos exercícios. No caso de jogadores com maior amplitude de deslocamento, o ponto em que a bola é atacada pode ser mais afastado. Na apresentação dos exercícios, em virtude disso, coloco o ponto e... mais.
131 - Bloqueio após deslocamento Combinando duas Passadas: uma Natural e uma Longa. O Ataque é do Chão.
BE: - no ponto 3 - desloca para o ponto 1 - bloqueio; - no ponto 3 - desloca para o ponto C - bloqueio; - no ponto 6 - desloca para o ponto 8 - bloqueio; - no ponto 6 - desloca para o ponto C - bloqueio.
BM: - no ponto C - desloca para o ponto 2 - bloqueio; - no ponto C - desloca para o ponto 7 - bloqueio. 132 - Idem exercício 131, com o Ataque do Companheiro sobre uma Plataforma.
133 - Idem exercício 131, com o Ataque do Companheiro de Bolas Alçadas pelo Treinador.
Nota
Os deslocamentos dos Pontos 3 e 6 para o centro serão de muita utilidade para a neutralização de combinações finalizadas pelo meio da rede, como veremos no capítulo destinado às estratégias / táticas.
134 - Bloqueio após deslocamento combinando duas Passadas: uma Natural e uma Cruzada. O Ataque é do Chão.
BE: - no ponto 3 - desloca para o ponto 0 - bloqueio; - no ponto 3 - desloca para o ponto 6 - bloqueio; - no ponto 6 - desloca para o ponto 9 - bloqueio; - no ponto 6 - desloca para o ponto 3 - bloqueio.
BM: - no ponto C - desloca para o ponto 1 - bloqueio; - no ponto C - desloca para o ponto 8 - bloqueio. 135 - Idem exercício 134, com o Ataque do Companheiro sobre uma Plataforma.
136 - Idem exercício 134, com o Ataque do Companheiro de Bolas alçadas pelo Treinador.
Nota
É muito difícil e desnecessário o bloqueador de meio percorrer uma distância maior que a do Ponto C aos Pontos 1 e 8. No jogo haverá um bloqueador de extremidade, que ocupará pelo menos 1 metro, com o qual fará o bloqueio duplo.
138 - Idem exercício 134, com o Ataque do Chão e o bloqueio após deslocamento combinando duas Passadas: uma Lateral Longa e uma Cruzada.
139 - Idem exercício 134, com o Ataque do Companheiro sobre uma Plataforma.
140 - Idem exercício 134, com o Ataque do Companheiro de Bolas alçadas pelo Treinador.
141 - Idem exercício 134, com o Ataque do Chão e o bloqueio após deslocamento combinando duas Passadas: uma Cruzada e uma Lateral Natural.
142 - Idem exercício 134, com o Ataque do Companheiro sobre uma Plataforma.
143 - Idem exercício 134, com o Ataque do Companheiro de Bolas alçadas pelo Treinador.
140 - Idem exercício 134, com o Ataque do Chão, o bloqueio após deslocamento combinando duas Passadas: uma Cruzada e uma Lateral Longa.
141 - Idem exercício 134, com o Ataque do Companheiro sobre uma Plataforma.
142 - Idem exercício 134, com o Ataque do Companheiro de Bolas alçadas pelo Treinador.
Nota
Nas equipes competitivas, o treinador, de acordo com a aptidão individual, deve permitir que seus jogadores optem pela passada cruzada e depois a passada natural/longa ou o contrário, a passada natural/longa e depois a passada cruzada. Após essa opção, deve adotar no treinamento apenas uma.
143 - Idem exercícios anteriores, com Ataque do Chão, com o bloqueio após deslocamento com Mais de Duas Passadas Laterais.
144 - Idem exercício 143, com o Ataque do Companheiro sobre uma Plataforma.
145 - Idem exercício 143, com o Ataque do Companheiro de Bolas alçadas pelo Treinador.
146 - Idem exercícios anteriores, com o bloqueio após deslocamento com Uma ou Mais Passadas de Frente com Giro.
147 - Idem exercício 146, com o Ataque do Companheiro sobre uma Plataforma.
148 - Idem exercício 146, com o Ataque do Companheiro de Bolas alçadas pelo Treinador.
149 - Mesma dinâmica dos exercícios anteriores. Bloqueio após deslocamento Tendão Curto. Ataque do Chão.
BE: - em frente ao ponto 3 (afastado 3 metros da rede) - desloca para o ponto 2 - bloqueio; - em frente ao ponto 3 (afastado 3 metros da rede) - desloca para o ponto 4 - bloqueio; - em frente ao ponto 6 (afastado 3 metros da rede) - desloca para o ponto 7 - bloqueio; - em frente ao ponto 6 (afastado 3 metros da rede) - desloca para o ponto 5 - bloqueio.
BM: - em frente ao ponto C - desloca para o ponto 4 - bloqueio; - em frente ao ponto C - desloca para o ponto 5 - bloqueio.
150 - Idem exercício 149, com o Ataque do Companheiro sobre uma Plataforma.
151 - Idem exercício 149, com o Ataque do Companheiro de Bolas alçadas pelo Treinador.
A seguir, representação gráfica exemplificando a movimentação do bloqueador.
Nota
No Tendão Curto há necessidade de um companheiro fazer o ponto de referência ou colocar uma cadeira com tal finalidade.
152 - Bloqueio após deslocamento Tendão Longo. Ataque do Chão.
Todos os Jogadores:
- em frente ao ponto 3 (afastado cerca de 3 metros da rede) - desloca para o ponto 8 - bloqueio;
- em frente ao ponto 6 (afastado cerca de 3 metros da rede) - desloca para o ponto 1 - bloqueio.
153 - Idem exercício 152, com o Ataque do Companheiro sobre uma Plataforma.
154 - Idem exercício 152, com o Ataque do Companheiro de Bolas alçadas pelo Treinador.
Nota
- Os termos Tendão Curto e Tendão Longo são utilizados no voleibol brasileiro. Em outros países recebem outros nomes.
- Vale lembrar que os bloqueios de Tendão são pouco ou nada adotados no voleibol moderno.
- Aspectos a serem observados durante a execução dos Exercícios.
1 - No treinamento do bloqueio existem alguns objetivos a serem atingidos, dependendo da fase de treinamento e que uma equipe passa e do nível em que os jogadores se encontram. Nas equipes de competição, em fases pré-competitivas, esse treinamento contribui para o alcance de uma série de valências físicas. Desde que programado com períodos de tempo para a execução e intervalos para recuperação, apropriadamente intercalados.
2 - Na apresentação desta sequência sugeri determinados exercícios para serem executados com o Ataque do Chão. Nos dois seguintes, com o ataque do Companheiro sobre uma Plataforma e com Bolas alçadas pelo Treinador. Pode ser desmembrada na programação do treinamento. Ou seja, distribuídos de modo fracionado. Por exemplo.
A - No mesmo treinamento: o Bloqueio após o deslocamento com a Passada Lateral; com o Ataque do Chão; com o Ataque do companheiro sobre a Plataforma; com o Ataque em bolas alçadas pelo Treinador.
ou
B - No mesmo treinamento: o Bloqueio após o deslocamento com duas ou mais de uma Passadas; com apenas o Ataque do Chão, ou Ataque do companheiro sobre a Plataforma, ou com o Ataque em bolas alçadas pelo Treinador.
Como são várias sequências e inúmeros exercícios, o treinador deve adotar uma progressão objetiva. Distribuí-los ao longo de todo o tempo disponível para os diferentes períodos de treinamento. Considero importantíssimo avaliar corretamente se uma sequência está bem assimilada antes de ministrar as seguintes. Com isso, evitar acelerar o processo quer de aprendizagem quer de aperfeiçoamento. Os frutos serão colhidos por ocasião da composição das estratégias e táticas de bloqueio e, por conseguinte, do sistema defensivo como todo. Um dos objetivos é justamente o de uniformizar a execução de todos os jogadores da equipe.
3 - Tenho sido até repetitivo e enfático para com a correta execução do fundamento propriamente dito. Sem a qual, torna-se adquirir outras propriedades; o equilíbrio, o tempo de bloqueio, a capacidade de suportar os violentos impactos da bola e a observação do atacante adversário.
4 - Vale repetir: durante a execução de todos os exercícios em que há ataque por companheiros, o jogador que está executando deve olhar para o companheiro que está atacando. A fim de observar seus movimentos do corpo, dos braços e das mãos.
5 - Os companheiros que atacam não devem evitar o bloqueio. Devem procurar acertar as mãos do companheiro; é este que está praticando. O treinador pode sugerir que os ataque sejam desferidos - deliberadamente - à direita e/ou à esquerda. De modo estimular a observação do atacante adversário.
6 - Todo cuidado é pouco no controle das bolas. As mesmas se espalham e podem causar acidentes; como a tal "pisada na bola"... é terrível.
Cont. no art. 17 com outra Sequência de Exercícios.
Ir para Menu Vôlei de Quadra