Téc. Individual - Art. 07
Ataque
- Elementos Fundamentos da Técnica Individual.
- Procedimentos que influenciam o Ataque.
- O Golpe - momento final do ataque (continuação).
- Quanto ao Ponto do Golpe na Bola - habilidade.
Em artigos precedentes, mencionamos que a bola pode ser golpeada em alguns pontos, a fim de direcioná-la para o ponto mais conveniente da quadra adversária. Na figura a seguir, apresentamos a bola dividida em partes e com número correspondentes aos pontos mencionados abaixo.
- No centro (1);
- No centro esquerdo (2);
- No centro-direito (3);
- No centro alto (4);
- No centro baixo (5).
- Centro da Bola.
Não é um golpe comum, tampouco apropriado. Quando ocorre, intencionalmente ou não, a bola tende a sair com trajetória paralela ao solo e, em virtude disso, dificilmente tocará na quadra adversária. É utilizada, na maioria das vezes, para "explorar" o bloqueio. Isto é, o atacante bate reto, tentando fazer com que a bola toque o bloqueio e se dirija para fora da quadra e, por conseguinte, também fora do alcance dos defensores.
- Centro-Esquerdo / Centro-Direito.
São os golpes mais utilizados. Dependendo do ponto da rede em que o ataque é realizado, a face da bola em o golpe é desferido, facilita o direcionamento da bola para determinados pontos da quadra adversária. Veja no quadro que se segue.
Centro-Esquerdo - entrada da rede: - apropriado para direcionar a bola para a diagonal.- saída da rede: - apropriado para direcionar a bola para a paralela. Centro-Direito: - entrada da rede: - apropriado para direcionar a bola para a paralela, - saída da rede: - apropriado para direcionar a bola para a diagonal.
Nota
Com o intuito de desenvolver a habilidade do atacante, o treinamento deve ter como objetivo capacitar o mesmo a desferir os golpes em todos os pontos da bola.
- Quanto à Velocidade dos Movimentos do Braço no Momento do Golpe.
Como já vimos anteriormente, a potência do golpe resulta, entre outros fatores, da velocidade do movimento do braço. Quanto maior for a velocidade, maior será a velocidade da trajetória da bola. O golpe potente, no qual obtém-se a maior velocidade na trajetória da bola, é um dos meios de ataque. Nem sempre é possível, em face de circunstâncias, ou apropriado, por opção tática. Em determinadas ocasiões o atacante gradua a velocidade do braço. Vejamos os casos.
1 - Velocidade Máxima.
É o golpe mais comum. O atacante tenta imprimir a maior velocidade possível à bola, a fim de impossibilitar a defesa pela equipe adversária. No diagrama a seguir, os pontos da quadra em que os golpes com velocidade máxima do braço são buscados. É importante mencionar que a bola tem que passar fora do alcance do bloqueio.
2 - Velocidade Média - Meia Batida.
É o golpe utilizado para direcionar a bola fora do alcance do bloqueio e do jogador da defesa. A velocidade do braço não é máxima, apropriada para a cortada forte; nem mínima, apropriada para a "colocada". No diagrama a seguir, apresento, como exemplo, três golpes em que o atacante utiliza a velocidade média do braço . O "Lob" por cima do bloqueio; o "Lob" sobre o jogador de defesa (JD); a meia batida na diagonal "fechada".
3 - Velocidade Mínima.
É o golpe utilizado para as "colocadas"/"largadas", isto é o direcionamento da bola fora do alcance do bloqueio e do jogador da defesa em que a trajetória da bola é lenta. O atacante, no caso, opta pela precisão em detrimento da velocidade da bola. No diagrama a seguir, apresento pontos da quadra mais visados com o golpe com velocidade mínima do braço. Atrás ou pelos flancos do bloqueio e na diagonal "fechada".
Nota
- Aspecto da maior impotância. Seja qual for o tipo do ataque, o atacante tem que saltar o máximo tendo vista alcançar a bola o mais alto possível; sempre. Faz a opção pelo tipo no momento exato do golpe. Em outras palavras. O expediente, a expressão corporal é de atacar por meio da cortada potente - sempre.
- Deixar a bola cair dá a entende que o ataque não é com a cortada potente. Os bloqueadores e defensores percebem. E, obviamente, descartam a mesma e se preparam para outros tipos de golpe.
- Com o intuito de desenvolver a habilidade do atacante, o treinamento deve ter como objetivo capacitar o mesmo a desferir todos tipos de golpes, e em todos os pontos da bola.
No treinamento, é importante simular situações de jogo e fazer com que os jogadores executem o ataque por meio de todos os tipos de golpes, ou seja, a cortada forte, a meia batida e a "colocada". O atleta tem que ser conscientizado da importância de possuir habilidade em todos os golpes.
Outro aspecto de suma importância é que os golpes devem ser praticados em vários estágios.
Treinamento Técnico Individual. - Na aprendizagem: - com bolas alçadas pelo treinador; - No aperfeiçoamento: - com bolas alçadas pelo levantador; - No alto nível: - após a recepção e/ou defesa e o levantamento.
Treinamento Tático. Em situações de jogo: - após a recepção do saque; - após a defesa e/ou toque no bloqueio.
Ir para Menu Vôlei de Quadra